Publicado em: 30 de maio de 2022
Deus cuida de nós 

Para: segunda-feira, 30 de maio de 2022
Texto: Salmo 113 

Não há ninguém como o Senhor, nosso Deus, que tem o seu trono nas alturas, mas se inclina para ver o que há no céu e na terra.” (Sl 113.5-6) 

Algumas pessoas imaginam que Deus é um ser que está em seu trono celestial à espera do momento da salvação da humanidade. Há ainda outras pessoas que possuem a convicção de que Deus não se importa com as pessoas na terra e que, aqui, vivemos segundo a nossa própria sorte.  

Quando ouvimos textos como o do Salmo 113, que nos diz: “Não há ninguém como o Senhor, nosso Deus, que tem o seu trono nas alturas, mas se inclina para ver o que há no céu e na terra”, temos a certeza de que mesmo que Deus pareça estar distante fisicamente, ele continua atento e está próximo de cada um de nós. Deus não abandonou os seres humanos. Pelo contrário, ele se inclina, ou seja, Deus continua vindo ao nosso encontro diariamente para acolher e auxiliar a todos que necessitam de sua ajuda. Deus está próximo e sabe exatamente de tudo que necessitamos. 

É maravilhoso saber que quando oramos a Deus não estamos fazendo uma súplica para uma entidade afastada. A oração é uma conversa com um Deus amoroso e atencioso, próximo e inclinado a nos ouvir atentamente. Ele compreende todas nossas dificuldades e nossas alegrias. 

Isso é tanto verdade que Deus, vendo as necessidades das pessoas, tornou-se ser humano em Jesus. Ele viveu ao lado da humanidade sendo verdadeiro ser humano e nos dando a salvação, abrindo o caminho para que possamos estar em união completa com Deus. E, assim, podemos diariamente dizer que estamos ligados a Deus por meio de Jesus. 

É por isso que todos os dias podemos ter a certeza de que Deus está próximo de nós. Mesmo que não sintamos a sua presença física, podemos afirmar: Deus é um Deus próximo, atencioso, e não há ninguém como o Senhor, nosso Deus. 

Oremos: Querido Deus, agradeço-te por me dares a certeza de que tenho livre acesso a ti e que sempre estás perto de mim, me ouvindo. Agradeço-te pelo maior presente de minha vida, a salvação em Jesus. Amém.