Publicado em: 08 de junho de 2022
Deus criou para nós cuidarmos 

Para: quarta-feira, 08 de junho de 2022
Texto: Gênesis 1.20-25  

“Que as águas fiquem cheias de todo tipo de seres vivos, e que na terra haja aves que voem no ar!” (Gn 1.20) 

O Brasil tem uma enorme floresta, além de uma grande costa e há diversidade de animais. Sobre a criação do mundo, a Escritura revela a palavra do Criador, que disse: “Que as águas fiquem cheias de todo o tipo de seres vivos e que na terra haja aves que voem no ar” (Gn 1.20). O que Deus criou era muito bom, mas foi contaminado pelo mal. Essa maldade trouxe prejuízos ao que Deus criou. Isso afeta toda a criação e os animais sentem as consequências do mal. Pois, assim como espécies são descobertas, assim também diversas espécies entram na lista de extinção pela ação das pessoas. 

Antes do mal entrar no mundo, o ser humano foi criado para cultivar e dominar a criação, para cuidar dela. Mas a maldade levou o ser humano a agir com ganância, egoísmo e desprezo. Seus atos trouxeram prejuízo. O jardim do Éden, com suas inúmeras aves, peixes, animais domésticos e selvagens, foi afetado pelo mal. Toda natureza sofre com as consequências do pecado. Desde então se anseia pela restauração daquele lugar seguro, não só os animais aguardam, mas “o Universo todo espera com muita impaciência o momento em que Deus vai revelar o que os seus filhos realmente são” (Rm 8.19). 

A revelação dos filhos de Deus ocorrerá junto com a revelação do Filho, Jesus, o qual virá em glória. Naquele dia, os que creem em Jesus, em sua morte na cruz e ressurreição, serão revelados. Então Deus criará um novo céu e uma nova terra. Nessa nova terra, a harmonia será perfeita. Enquanto esse dia não chega, devemos cuidar da natureza lembrando que ela é obra das mãos do nosso Deus. Cuidar da natureza é também amar ao nosso próximo. 

Oremos: Amado Pai, criador da terra e dos mares, perdoa-me pela incapacidade de cuidar do que tu criaste. Dá-me o conhecimento necessário para cuidar da criação e que isso se reverta em benefício para o meu próximo. Em nome de Jesus. Amém.