Publicado em: 11 de dezembro de 2018
Desejos e vontades

Para: Terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Tiago 4.1-10

“De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês.” (Tg 4.1)

Os nossos desejos e vontades são, constantemente, a causa das brigas, das disputas e de discussões. De onde eles vêm? E, por quê? Segundo a carta de Tiago, as brigas “vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de você”. E por quê? Normalmente quando uma pessoa consegue satisfazer seus desejos e vontades, a arrogância pode se manifestar.

O mundo gira em torno dos desejos e vontades. Por isso é oferecido um banquete de ofertas aos desejos na televisão, jornais e internet. Quanto mais nós temos, mais queremos. E se não temos, somos instigados a ter mais e melhores coisas. Triste é perceber as fraquezas humanas sendo instigadas pelo lucro, pelo mercado e mesmo pela maldade. É por este mundo também que Jesus veio para ser um farol, perdoando e salvando.

A vontade de Deus sempre foi, e será, um farol, um norte para a sociedade, como um pai que não permite determinadas coisas aos filhos. Às vezes “sim”, outras “não”, e às vezes oferece o “espere um pouco”, conforme a visão e vontade do pai. Para quem recebeu um “não” é difícil assimilar a vontade de Deus. Futuramente, com paciência, isso fará mais sentido. Agora, quem recebeu um “sim”, está de bem com a vida.

Vivemos num mundo rápido em ofertas. Mas nem todas as ofertas são boas e aproveitáveis o tempo todo. Algumas são ruins, mas são ofertadas como boas. Nesse cenário carecemos de referência. Essa referência é Deus com a sua Palavra. Nela está a força para o autocontrole, a base do certo e do errado, e a referência sólida do que é bom, adequado e necessário, em qualquer momento da nossa vida. Com essa referência, diminuiremos tensões, brigas e desavenças.

Oremos: Querido Pai, obrigado pela tua santa vontade. Pedimos discernimento, sensibilidade e sabedoria. Por Jesus. Amém.