Publicado em: 02 de junho de 2023
Descansar em Cristo

Para: sexta-feira, 02 de junho de 2023
Leia em sua Bíblia: Gênesis 1.26-2.4

“No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito.” (Gn 2.2)

O trabalho, os afazeres e as correrias do dia a dia nos cansam, fazendo-nos desejar um pouco de descanso. Para os seres humanos o descanso é uma necessidade, mas será que Deus precisa descansar?

Em Gênesis 2.2 está escrito: “No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito”. Deus descansou não porque estava cansado. No versículo citado, o descanso de Deus significa o cessar de uma vez por todas a obra da criação. Ou seja, descansar significa que Deus não voltou a criar mais coisas no dia seguinte ao descanso, mas que a sua obra estava completa.

Já o descanso que Deus ordenou aos seres humanos no terceiro mandamento é diferente. O ser humano não cessa em definitivo o seu trabalho, não precisando mais voltar na segunda-feira. Para o ser humano o descanso é uma pausa nas suas atividades para a contemplação e culto ao Deus Criador e Salvador. Nós descansamos na segurança de que o Criador agora cuida e preserva as suas criaturas.

Há mais uma obra de Deus que foi feita de forma definitiva e que nos traz grande descanso. Trata-se da obra da salvação. Jesus bradou na cruz: “Está consumado!” Ou seja, a obra salvadora está terminada. A nossa salvação está completa em Cristo. Este é o convite de Jesus: “Venham a mim. E eu lhes darei descanso”. Se a salvação dependesse de nossas obras, teríamos de trabalhar arduamente e ela nunca estaria completa. Mas por depender de Jesus, ela está finalizada. O dia do descanso é especial, pois é o dia de culto em que Jesus vem ao nosso encontro com o descanso que a graça concede ao pecador atribulado.

Oremos: Senhor Jesus, em ti posso descansar, pois tu és a minha salvação. Em ti a redenção está completa. Dá-me descanso para o corpo e para a alma. Amém.