Publicado em: 24 de setembro de 2020
Dependência total de Deus 

Para: quinta-feira, 24 de setembro de 2020
Texto: Salmo 104.27-35  

Todos esses animais dependem de ti, esperando que lhes dês alimento no tempo certo.” (Sl 104.27)

Você já parou para refletir sobre a nossa dependência de Deus? Olhe o Salmo 104, por exemplo. É impossível desconectar esse salmo do primeiro capítulo do livro de Gênesis. Ambos tratam da obra da criação e da divina providência. Deus não apenas criou tudo em seis dias, mas também colocou todas as criaturas a serviço de nosso proveito e das necessidades de nossa vida.  

O reformador da Igreja, Martinho Lutero, em seu Catecismo Menor, dizia que “as criaturas são apenas a mão, o canal e o meio através de que Deus tudo concede, assim como dá seios e leite à mãe para dá-los à criança, e dá grãos e toda espécie de frutos da terra para alimentação. Criatura nenhuma pode produzir, por si mesma, um só que seja desses bens” (Bíblia de Estudo da Reforma, p. 948). Tudo depende de Deus para existir e subsistir. Também o equilíbrio e os ritmos da vida são creditados a Deus. O salmo aponta para o fato de que o começo da vida, sua continuidade, o seu declínio, o seu cessar na morte e o ressurgir pertencem a Deus. 

Infelizmente, porém, nem sempre a existência de Deus e os seus cuidados para com a sua criação são reconhecidos. Muita gente exclui Deus da obra da criação e defende que mundo chegou ao estágio atual por meio de um processo evolutivo do qual Deus não participa. Assim sendo, não se dá a Deus a glória devida. Por essa rebelião, e tantas outras, o ser humano merece a condenação de Deus. Deus, porém, providenciou em Jesus Cristo a redenção para todo aquele que nele crer. Salvos por Cristo, queremos louvar ao Criador com todas as nossas forças por todas as suas dádivas. 

Oremos: Senhor, meu Deus, tu és o meu Pastor, e, como ovelha do teu rebanho, nada me faltará. Perdoa-me quando me esqueço de agradecer pelas tuas bênçãos. Ajuda-me a reconhecer a minha dependência de ti. Por Cristo Jesus. Amém.