Publicado em: 07 de setembro de 2017
Dependência ou morte

Para: Quinta-feira, 07 de setembro de 2017

Texto: Salmo 146 – Dia da Independência do Brasil

“Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no Senhor, seu Deus.” (Sl 146.5)

Em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, bradou: “Independência ou morte!” Era o grito da independência do Brasil do Reino Unido de Portugal. Essa data lembramos hoje. E é neste dia que nós, como cristãos, como povo de Deus, dizemos e confessamos: felizes são aqueles que declaram sua total e completa dependência de Deus. “Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no Senhor, seu Deus” (Sl 146.5). Sem ele, nada somos e nada podemos.

Lemos no Salmo 127.1: “Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construi-la”. O Salmo 146.6 nos lembra que ele “é o Criador do céu, da terra e do mar e de tudo o que neles existe!”

Todos nós gostamos de certa independência. Não queremos depender dos outros para tudo que fazemos. Queremos ser livres e seguir nossos próprios caminhos e vontade.  Muitos pensam que podem viver e agir também assim em relação a Deus. Querem viver do seu jeito. E, então, quando estão em dificuldade, buscam a Deus, como se ele fosse um bombeiro, que só chamamos na emergência. Mas Deus quer fazer parte da nossa vida sempre. Na alegria e na tristeza, nas horas boas, como em meio às aflições, ele quer sempre estar do nosso lado e, nas horas mais difíceis, nos carregar nos seus braços de amor e misericórdia. Confiemos nele, e haveremos de viver muito mais seguros, tranquilos e felizes.

Não esqueçamos nunca: por nós mesmos estamos perdidos e condenados, por causa do nosso pecado, mas em Jesus, que sofreu e morreu na cruz em nosso lugar, temos perdão, vida e salvação eterna.

Oremos: Senhor Deus, tu és Senhor sobre tudo. Aumenta a minha confiança em ti. Ajuda-me em todos os meus caminhos. Guia os meus passos e leva-me, um dia, para junto de ti no céu, pela fé em Jesus. Amém.