Publicado em: 23 de setembro de 2017
Defender e atacar

Para: Sábado, 23 de setembro de 2017

Texto: Tiago 4.7-10

 “Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês.” (Tg 4.7)

Há uma história conhecida nos evangelhos que descreve a tentação que Jesus Cristo sofreu do inimigo maligno. Tanto Mateus quanto Lucas destacam as três investidas dele, propondo ao Senhor que transformasse pedras em pães, que se atirasse da parte mais alta do Templo e que se ajoelhasse para adorar o tentador. As propostas do Diabo não foram apenas para Jesus, mas são para todos os cristãos. O evangelista Lucas registra uma interessante observação: “Quando o Diabo acabou de tentar Jesus de todas as maneiras, foi embora por algum tempo” (Lc 4.13).

No capítulo 4 da sua carta, Tiago recomenda: “Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês” (Tg 4.7). Mas por que essa recomendação? Ele não agiu apenas na tentação de Jesus e depois foi embora. Ele é muito insistente. Seu lema parece ser “água mole em pedra dura”. Ele não desiste de nos oferecer que troquemos a vontade de Deus pela nossa própria e pela dele. Seu objetivo até o fim será fazer de cada um de nós um amigo do mundo e inimigo de Deus.

Martinho Lutero, reformador do século XVI, insistia sobre o desafio de defender-se e também de atacar o tentador: “Nós temos de nos defender. Para isso é preciso um bom e resistente escudo. Esse escudo é a fé que se apega à Palavra de Cristo. Tome esse escudo e responda ao Diabo: ‘Se sou pecador e não vivi como deveria ter vivido, saiba que Cristo é santo e puro. Ele a si mesmo se deu por mim, morreu por mim. É a ele que me apego’. Não basta defender-se. É preciso empunhar a espada e contra-atacar. Essa espada, diz o apóstolo, é a Palavra de Deus.”

Oremos: Deus amado, muito obrigado porque o Senhor promete estar conosco em cada momento da nossa existência, amparando-nos contra as tentações e o tentador. Obrigado porque o Senhor está próximo de nós pela Palavra e porque podemos nos aproximar de ti em oração. Em nome de Jesus. Amém.