Publicado em: 08 de outubro de 2021
Declaração de fé 

Para: sexta-feira, 8 de outubro de 2021
Texto: Rute 1.1-19  

“Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus.” (Rt 1.16) 

Uma das declarações mais bonitas que aparecem na Bíblia foi feita de nora para sogra. Essa afirmação de compromisso, de afeto, de amor e de cuidado está no livro bíblico de Rute, no primeiro capítulo. A declaração da nora Rute para a sua sogra Noemi, aconteceu num momento bem triste de suas vidas. Ambas haviam perdido seus respectivos maridos e ambas não tinham condições de continuar vivendo no lugar onde moravam. Assim, o elo que as unia já não existia mais. O normal seria, então, cada uma voltar para a sua própria família. Mas, por causa de algo bem específico, Rute se recusou a abandonar Noemi. 

Rute era estrangeira e o seu povo de origem era pagão e, portanto, adorava vários deuses. Noemi era do povo de Israel e adorava o verdadeiro Deus. A sogra, preocupada com o futuro de Rute, até incentivou a sua nora a voltar para o seu povo, mas Rute respondeu: “Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus” (Rt 1.16).  

Rute havia conhecido Deus por meio da família de Noemi. Rute ouviu e creu na promessa mais importante da Palavra de Deus: a vinda do Salvador que, com sua morte, tiraria o pecado do mundo. Isso foi algo tão importante que se tornou fundamental e o motivo da sua vida. A sua declaração para a sua sogra é também uma confissão de fé em Deus. 

Assim como Rute, nós que conhecemos Jesus como Salvador também podemos agradecer às pessoas que nos ensinaram sobre o amor de Deus e sobre o perdão concedido pelo seu Filho Jesus. 

Oremos: Deus de amor, agradeço-te pelas pessoas que usaste para fazer com que a tua Palavra chegasse aos meus ouvidos e porque, por meio dela, conheço meu Salvador Jesus. Em nome dele. Amém.