Publicado em: 02 de janeiro de 2019
De joelhos, ore

Para: Quarta-feira, 02 de janeiro de 2019

Leia em sua Bíblia: Efésios 3.1-6

“Por essa razão eu oro a Deus.” (Ef 3.1)

 Encarcerado, Paulo escreveu cartas que inspiravam ânimo e intercedeu pela causa do evangelho de Cristo. “Por essa razão eu oro a Deus” (Ef 3.1), disse ele. Paulo encontrou forças para prosseguir em sua tarefa missionária e, mesmo sendo humilhado, exemplificou sua dependência de Deus em atitudes de louvor e oração.

Não gostamos de depender de alguém. Nós nos achamos autossuficientes e temos dificuldade em nos curvarmos diante do Senhor. Deus diz: “Eu sabia que vocês são teimosos, que são duros como o ferro ou o bronze” (Is 48.4). Por isso, precisamos nos exercitar na prática da oração. Os nossos joelhos foram feitos também para se dobrarem perante Deus. Pessoas sinceras na fé em Cristo, seu Salvador, reconhecerão que por suas próprias forças não serão capazes de lidar com as marcas do pecado em suas vidas.

Mas, se Deus já sabe das nossas necessidades, porque precisamos orar e pedir? Deus deseja que nos sintamos dependentes dele. As nossas necessidades são fatores que contribuem para nossa humildade diante do Senhor. Se Deus agisse sempre em nosso favor sem que orássemos, incorreríamos ainda mais no erro de pensar que conseguimos tudo por nossas próprias capacidades. Não seríamos gratos a Deus e incorreríamos no pecado do orgulho e da ingratidão.

Em sua onisciência Deus sabe de todas as nossas necessidades, mas ele diariamente aguarda as nossas petições e ações de graças. Portanto, invoquemos a Deus em oração e coloquemos nossos problemas e aflições nas suas poderosas mãos. Em Cristo e por Cristo peçamos perdão dos pecados, fortalecimento na fé, socorro em qualquer adversidade, e refúgio eterno nos braços amorosos do Salvador Jesus.

Oremos: Deus, ensina-nos a orar mais, com humildade, fé e gratidão. Conserva-nos sob tua proteção e guia nossos passos para seguirmos fielmente a tua Palavra. Por amor de Cristo. Amém.