Publicado em: 14 de novembro de 2021
De cabeça erguida 

Para: domingo, 14 de novembro de 2021
Texto: Lucas 21.20-28 

“Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos.” (Lc 21.28) 

Certa vez um menino ajudava o seu pai a limpar um terreno. Outros meninos passaram por ali e ficaram zombando do rapaz porque ele estava com as calças e as mãos sujas por causa do trabalho. O pai do garoto olhou firmemente nos olhos do menino e disse: “Fique de cabeça erguida, filho. Você é um orgulho para mim”. O menino sorriu e sentiu-se ainda mais motivado a trabalhar.

Como filhos de Deus, por vezes somos ridicularizados. Por vezes zombam de nossa honestidade e se aproveitam em várias situações. No entanto, em sua santa Palavra, Deus deixou claro que a sua ira se aproxima e que vários sinais anunciarão o fim de todas as coisas e o retorno de Jesus, vindo entre as nuvens do céu. Mas, mesmo diante de cenários assustadores, Deus nos convida a permanecermos firmes, fiéis e perseverantes na fé. “Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos” (Lc 21.28), disse Jesus. Ele nos consola e afirma que podemos enfrentar tudo com a cabeça erguida!

No entanto há uma ressalva. A nossa cabeça erguida não deve ser sinônimo de arrogância, revanchismo nem de orgulho pecaminoso. A Palavra de Deus faz nítida distinção quando afirma: “Quem quiser se orgulhar, que se orgulhe daquilo que o Senhor faz” (2Co 10.17). Ou seja, ao contrário da história inicial em que o pai se orgulha do filho, nos tempos do fim, nós, os filhos de Deus, podemos nos orgulhar e consolar em tudo o que o Pai do céu fez e faz por nós.

Podemos baixar as nossas cabeças em humildade, confessando nossos pecados, mas devemos erguer as nossas cabeças na certeza do perdão daquele que veio, que vem e que virá para fazer novos céus e nova terra!

Oremos: Querido Pai do céu, há muitas coisas que nos assustam. Nós sentimos as aflições deste mundo. Enche-nos da certeza do teu poder e do teu amor por nós para não vacilarmos na hora da provação. Vem, Senhor Jesus. Amém.