Publicado em: 26 de agosto de 2021
Dar um passo de cada vez e com Deus   

Para: quinta-feira, 26 de agosto de 2021
Texto: Salmo 131  

“Ó Senhor Deus, não vou atrás das coisas grandes e extraordinárias, que estão fora do meu alcance.” (Sl 131.1) 

Deus ensinou a Davi que é preciso dar um passo de cada vez. Nada de grandezas desnecessárias, nem inquietações ou insatisfação com o que se tem. Por isso, Davi confessou: “Ó Senhor Deus, não vou atrás das coisas grandes e extraordinárias, que estão fora do meu alcance” (Sl 131.1). 

Davi viu que não é certo almejar grandezas que não podem ser obtidas. Hoje, ele nos ensina a não ter pretensões que não podem ser realizadas e a sossegar no colo de Deus. O profeta Jeremias confessou que “o melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do Senhor” (Lm 3.26).  

É isto que queremos: viver contentes em toda situação e confiantes que somos cuidados por Deus. No entanto, o pecado que habita em nós faz com que nós fiquemos insatisfeitos, inseguros e até que demos um passo maior do que a perna. Nós pensamos que a vida está em nosso comando. Porém, doenças, pandemias, desemprego, atritos familiares e outros sofrimentos, geram inquietações e ansiedades. Nós aprendemos, na prática, que a vida está fora do nosso controle. Nós precisamos de Jesus. 

Jesus também foi tentado. Deus nos diz que “ele foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou” (Hb 4.15). Cristo compreende as nossas fraquezas e nos perdoa quando pecamos por buscarmos coisas grandes demais. Ele é o nosso irmão. Da sua cruz vem o perdão. Do seu ensino, a segurança para dar um passo de cada vez. Do seu exemplo, vem a lição do apóstolo Paulo em Filipenses 2.7: “Ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo”. Jesus cumpriu a vontade do Pai e dele vem a confiança de nos acalmarmos nos braços de Deus. 

Oremos: Pai celestial, graças te damos por teu Filho Jesus. Ele é a nossa dádiva e de quem recebemos o perdão. Ele também é exemplo para nos aquietarmos nos teus braços. Amém.