Publicado em: 20 de fevereiro de 2018
Dar atenção a Deus e abandonar o pecado

Para: Terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Texto: Jeremias 26.1-6

“Eu, o Senhor, disse que vocês devem me obedecer e seguir o ensino que lhes dei.” (Jr 26.4)

Através do profeta Jeremias, Deus ofereceu ao povo desobediente e rebelde da época uma mensagem de esperança, uma chance de serem poupados de desgraças e castigos. Deus esperava que dessem atenção às suas leis e abandonassem os seus “maus caminhos” (Jr 26.3). Deus, preocupado com seu povo, enviou os profetas justamente para que sua mensagem chegasse a todos. Ele disse:  “Eu, o Senhor, disse que vocês devem me obedecer e seguir o ensino que lhes dei. Escutem o que os meus servos, os profetas, dizem. Eu sempre os tenho enviado, mas vocês não têm obedecido às suas palavras” (Jr 26.4-5).

Na história da humanidade, este tem sido sempre o grande problema: o afastamento de Deus e de seus mandamentos – a insistência no pecado, a recusa em pedir perdão e mudar o comportamento. No caso de Jeremias, a reação foi de rebeldia e oposição. A desgraça veio depois.

Hoje continua assim. Mas o que Deus, em seu amor continua oferecendo na sua Palavra e através de Cristo, é a graça, é o perdão e é a paz. Está escrito que “pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados” (Ef 1.7), e que “a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo” (Ef 2.4-5).

União com Cristo pela fé e sincera obediência – eis o que muda tudo e assegura as bênçãos de Deus para cada um de nós.

Oremos: Vida de fé e obediência às tuas leis: é isso que tu, Senhor, esperas de todos. Muitas vezes andamos nos maus caminhos deste mundo pecador. Converte-nos a ti, e, em Cristo, renova nossas mentes e corações. Mantém-nos fiéis e dedicados ao teu serviço. Amém.