Publicado em: 27 de março de 2017
Da tristeza para a alegria

Para: Segunda-feira, 27 de março de 2017

Texto: Jeremias 31.10-13

“Então as moças, os moços e os velhos vão dançar e se alegrar. Eu os animarei e mudarei o seu choro em alegria e a sua tristeza em prazer” (Jr 31.13).

Já aconteceu algo assim com você? De estar triste, arrasado e de repente ter tudo isso mudado por completo? De ver uma notícia que era ruim de repente tornar-se uma ótima notícia? Certa vez, um jovem fez vestibular e ao conferir o resultado no mural da universidade não encontrou seu nome na lista dos aprovados. Chorou, ficou muito bravo consigo mesmo. Quando chegou em casa, seus pais lhe esperavam com uma festa porque ele tinha sido aprovado. Ele não conferiu direito e não percebeu que seu nome estava na lista. Do choro à alegria em questão de minutos!

Nós também somos assim. Quando olhamos para nossa própria vida percebemos que estamos distantes de Deus e que fazemos muitas coisas que desagradam a Deus. Nos sentimos tristes conosco mesmos por fazermos coisas que aborrecem ao nosso Deus. Esse sentimento é chamado de contrição, quando ficamos envergonhados, tristes, bravos conosco mesmos por termos feito tantas coisas erradas, que chamamos de pecados.

Mas aí entra Jesus Cristo na história. É Jesus quem transforma nosso choro em alegria. O próprio Deus nos diz: “Então as moças, os moços e os velhos vão dançar e se alegrar. Eu os animarei e mudarei o seu choro em alegria e a sua tristeza em prazer” (Jr 31.13). Não porque merecemos, não porque ele nos deve algo, mas por amor. Jesus Cristo, por amor, transforma nossa tristeza na maior alegria do mundo, a certeza que somos perdoados e que pela fé em Jesus temos a herança da vida eterna no céu. Nossa vida é completamente transformada por Jesus. Quando confiamos em seu amor e em seu perdão, a tristeza e o choro, ficam para trás.

Oremos: Bondoso Deus, te agradeço porque em Jesus mudaste minha vida. Louvo-te porque não vivo mais em tristeza e choro, mas sim em alegria ao lado de teu Filho Jesus. Ajuda-me a falar dessa alegria com as pessoas que comigo convivem. Amém.