Publicado em: 17 de abril de 2023
Dá-me sabedoria

Para: segunda-feira, 17 de abril de 2023
Leia em sua Bíblia: 1Reis 3.4-15

“Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal.” (1Rs 3.9)

Se um gênio da lâmpada mágica aparecesse para você e lhe concedesse um pedido, qual seria o seu único pedido? Riqueza, dinheiro, propriedades, poder, felicidade, comida, paz, fama, saúde, longevidade? Ainda que esta cena tão conhecida seja inspirada na mitologia árabe, ela nos faz pensar em nossos desejos, intenções, sonhos e prioridades. Qual seria o seu desejo a ser atendido?

No Primeiro Livro de Reis, capítulo 3, lemos sobre um encontro entre Deus e Salomão, num sonho. Salomão era sucessor do rei Davi e muito jovem havia assumido o reinado. Ele havia ido a Gibeão para oferecer sacrifícios a Deus. Naquela noite, Deus lhe perguntou: “O que você quer que eu lhe dê?” O jovem rei Salomão, temente a Deus, respondeu: “Dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal” (1Rs 3.9). Em meio a tantas possibilidades para concretização e contemplação de um pedido, Salomão pediu para que Deus lhe desse sabedoria para governar com justiça e distinguir entre o bem e o mal.

Sabedoria é a arte do conhecimento na prática do cotidiano. O rei Salomão tornou-se, segundo a Bíblia, um dos homens mais sábios da história. Mais tarde, inspirado por Deus, ele escreveu o livro bíblico de Provérbios no qual afirmou já no início: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender” (Pv 1.7).

Peçamos ao Senhor a sabedoria que vem de Deus. Temer a Deus é o princípio da sabedoria. Deus é sábio, onisciente, e nos concederá a sabedoria que vem do alto, dele. Tudo mais que precisamos procede desta sabedoria, inclusive a fé em Jesus que nos traz a salvação eterna. Qual é mesmo o seu pedido a Deus para hoje?

Oremos: Amado Pai celestial, dá-nos a sabedoria que vem de ti para que alcancemos coração sábio para educação na justiça e para a nossa salvação. Em nome de Jesus. Amém.