Publicado em: 17 de maio de 2022
Curiosidade 

Para: terça-feira, 17 de maio de 2022
Texto: Atos 17.16-21  

“Gostaríamos de saber que novo ensinamento é esse que você está trazendo para nós.” (At 17.19) 

Existe um ditado popular que diz: “a curiosidade matou o gato”. Normalmente ele é usado para alertar pessoas que são curiosas demais. Pais usam esse ditado para alertar seus filhos curiosos a tomarem cuidado ao brincar ou mexer em algo. 

Certa vez, Paulo estava em Atenas, falando sobre Cristo para um povo que adorava falsos deuses. Aqueles que ouviram a mensagem sobre Jesus ficaram curiosos e pediram: “Gostaríamos de saber que novo ensinamento é esse que você está trazendo para nós” (At 17.19). Sim, o ensinamento que Paulo estava trazendo era novo e estranho, pois eles estavam acostumados a barganhar com os seus deuses, oferecendo a eles alguma coisa e esperando receber, em troca, as bênçãos pedidas. De repente, o evangelho foi proclamado e dizia que Jesus, verdadeiro Deus e homem, foi crucificado, morreu e ressuscitou para dar vida e salvar. Essa mensagem era estranha, por isso acendeu a curiosidade daquele povo. Nesse caso, a curiosidade não matou, mas levou as pessoas a ouvirem sobre a vida. 

A mesma mensagem que despertou a curiosidade daquele povo precisa também chamar a nossa atenção, precisa nos conduzir para longe dos deuses que nós criamos e nos fazer confiar no único e verdadeiro Deus. Essa mensagem nos apresenta algo maravilhoso: somos salvos por Jesus, por aquilo que ele fez em nosso lugar, sem qualquer mérito nosso. 

O mundo está cheio de pessoas curiosas que precisam ouvir isso. Talvez você seja uma dessas pessoas que, neste momento, está tendo a oportunidade de escutar que Jesus Cristo morreu e ressuscitou para pagar uma dívida que era minha e sua. Talvez você já creia nessa mensagem e agora seja motivado a falar sobre o que Cristo fez. Nesses casos, a curiosidade pode salvar, porque leva a Jesus, o nosso Salvador.

Oremos: Amado Deus, que a tua Palavra chegue ao coração de quem ainda não ouviu a mensagem do teu filho Jesus. Amém.