Publicado em: 10 de setembro de 2023
Cuidando do irmão com amor

Para: domingo, 10 de setembro de 2023
Leia em sua Bíblia: Mateus 18.15-20

Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão.” (Mt 18.15)

Como você quer ser tratado quando comete um erro, se engana ou ofende alguém e se arrepende? Nessas horas certamente gostamos de ser tratados com compreensão, paciência e perdão, não é? Mas, é assim que agimos com os que erram contra nós ou nos ofendem? 

Jesus diz: “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês. Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam. Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês” (Lc 6.31-32, 36). Deus, nosso Pai de amor, quer que cuidemos uns dos outros tratando o irmão que peca e erra contra nós de maneira amorosa. Em Mateus 18 Jesus nos diz como proceder com um irmão que vimos pecar ou que pecou contra nós. Em todos os passos vemos que Jesus quer que o pecador seja tratado com paciência e amor, pois o objetivo não é condená-lo, mas sim trazê-lo de volta ao caminho da fé, pelo arrependimento e perdão. O alvo sempre é ganhar o irmão, nunca perdê-lo! 

Em Ezequiel 33 Deus diz também que somos encarregados de avisar uns aos outros sobre o perigo de nos afastarmos do caminho de Jesus. Seguir esses passos que Jesus e Ezequiel nos ensinam pode significar várias conversas, bastante tempo e paciência a fim de ganhar o irmão e, de jeito nenhum, espalhar seu pecado por aí! Cuidar uns dos outros de maneira amorosa é tratar o irmão faltoso como nós gostaríamos de ser tratados – com respeito, discrição, amor e humildade da parte de quem nos chama a atenção e tenta nos levar de volta a Cristo. Esse cuidado de uns com os outros é motivado, guiado e realizado entre nós porque Jesus nos amou primeiro, nos salvando com profundo amor na cruz. 

Oremos: Querido Pai de amor, ajuda-nos a cuidarmos uns dos outros sempre com o mesmo amor que recebemos de ti em Jesus. Amém.