Publicado em: 11 de setembro de 2018
Cuidando da ovelha ferida

Para: Terça-feira, 11 de setembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Ezequiel 34.1-1-0

“As minhas ovelhas andam perdidas pelos morros e pelas altas montanhas. Estão espalhadas por toda parte. Ninguém busca essas ovelhas, ninguém procura encontrá-las.” (Ez 34.6)

A imagem da ovelha aparece bastante na Bíblia. Ela é um animal frágil, que necessita de cuidado, que não consegue sobreviver se estiver desamparada.

Deus usa a imagem da ovelha para falar das pessoas do seu povo. Ele sabia que o seu povo necessitava de cuidados. E Deus exigia esse cuidado daqueles que conheciam a sua Palavra e que deveriam falar do amor e do cuidado de Deus.

Só que isto não estava acontecendo na época do profeta Ezequiel. Os pastores de ovelhas, os líderes religiosos da época, ao invés de cuidar das ovelhas feridas e machucadas, as estavam maltratando. Quando Deus olha para o seu povo, ele diz: “As minhas ovelhas andam perdidas pelos morros e pelas altas montanhas. Estão espalhadas por toda parte. Ninguém busca essas ovelhas, ninguém procura encontrá-las” (Ez 34.6).

Será que não há uma semelhança com os dias de hoje? Sim, existe. Há muitas pessoas desorientadas, tristes, precisando de alguém que as ampare e ajude. E, infelizmente, muitos se aproveitam da fragilidade das pessoas.

Deus disse ao profeta Ezequiel que falasse contra aqueles que só buscavam o seu próprio interesse, pois ele queria cuidar das suas ovelhas. Deus mostrou este grande amor quando enviou o seu Filho Jesus, o bom pastor, que deu a sua vida pelas ovelhas (Jo 10.11).

A partir deste grande amor, ele nos orienta para que também cuidemos das suas ovelhas, das pessoas que estão feridas, fracas, doentes e que precisam de alguém que, de fato, as ajude. Por isso, vamos falar do grande amor de Deus demonstrado no bom pastor Jesus, cuidando das pessoas que Deus colocou em nosso caminho.

Oremos: Querido Deus, obrigado pelo cuidado amoroso que demonstraste a nós enviando o bom pastor Jesus. Orienta-nos para que possamos cuidar das pessoas que estão ao nosso redor. Em nome de Jesus. Amém.