Publicado em: 24 de junho de 2022
Cuidado com os falsos profetas 

Para: sexta-feira, 24 de junho de 2022
Texto: Jeremias 28.5-9  

“Mas o profeta que profetiza a paz só pode ser aceito como profeta mandado por Deus quando as palavras dele se cumprem.” (Jr 28.9) 

Falsos profetas surgem a cada dia. Todos eles trazem uma mensagem que não é de Deus, mas deles. Os falsos profetas tentam levar os filhos de Deus a acreditar em algo que não foi ordenado e anunciado por Deus.   

Assim foi com o profeta Hananias, um falso profeta, que trouxe para o povo de Deus uma profecia falsa. Ele anunciou, em 594 a.C., que o povo de Deus, escravo na Babilônia, seria libertado e que o rei Nabucodonosor perderia o poder. Essas palavras animaram o povo, pena que eram mentira. Hananias foi contestado pelo profeta Jeremias, um verdadeiro profeta. Jeremias sabia que o que Hananias falava não era verdade, dizendo: “Mas o profeta que profetiza paz só pode ser aceito como profeta mandado por Deus quando as palavras dele se cumprem” (Jr 28.9). Jeremias estava certo, pois as palavras de Hananias não se cumpriram e ele morreu dois meses mais tarde como punição pelo seu pecado e rebeldia contra Deus. O povo de Israel continuou na escravidão e Nabucodonosor aumentou os sofrimentos deles, conforme Jeremias havia anunciado. 

Nos nossos dias não é diferente. Falsos profetas anunciam falsas profecias, inclusive, outros meios de salvação. Porém Deus mantém seus servos fiéis, assim como Jeremias, que continuam anunciando que o ser humano tem o perdão e a salvação unicamente através da fé em Jesus Cristo que sofreu e morreu em nosso lugar. Jesus, o Profeta dos profetas, anunciou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim” (Jo 14.6). Essa é a verdade que os verdadeiros profetas de Deus precisam anunciar dia a dia, pois através de Cristo temos o perdão e a salvação. 

Oremos: Amado Deus, dá-nos a sabedoria de reconhecer os falsos profetas e as falsas profecias e mantém-nos fiéis a ti. Em nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém.