Publicado em: 20 de outubro de 2022
Cuidado com alguns conselhos 

Para: quinta-feira, 20 de outubro de 2022
Texto: Salmo 1 

“Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus.” (Sl 1.1) 

Existem situações na vida em que precisamos de conselhos. A orientação bíblica é: “Ouça os conselhos e esteja pronto para aprender; assim, um dia você será sábio” (Pv 19.20). Conselhos, dicas e orientações podem auxiliar-nos inclusive em tomadas importantes de decisões na vida. Mesmo as pessoas mais admiráveis, vez por outra, também necessitam de uma palavra que as oriente.  

Qualquer pessoa pode aconselhar, mas nem todas dão um bom conselho. Sabemos que mais valioso do que a prata ou o ouro é o conselho saído do coração do justo. Bons conselhos podem nos fazer bem e trazer alegria. Maus conselhos podem nos levar à ruína e destruição. Sófocles, dramaturgo e escritor grego da antiguidade, já dizia: “Nenhum inimigo é pior do que um mau conselho.”  

Sejamos criteriosos com tudo o que nos dizem, até mesmo com as orientações das pessoas bem-intencionadas que, por vezes, não conhecem o contexto e detalhes importantes da situação. Cuidado ao adotar conselhos! Sobre esse assunto, vale lembrar a dica do apóstolo Paulo aos tessalonicenses: “Examinem tudo, fiquem com o que é bom!” (1Ts 5.21). Uma pessoa cristã deve avaliar bem os conselhos recebidos à luz da Palavra de Deus. Deve verificar se o que foi dito está de acordo com os ensinamentos bíblicos e em conformidade com os princípios e valores cristãos. 

A afirmação bíblica é verdadeira: “Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus” (Sl 1.1). Deus já concedeu inúmeros livramentos às pessoas que não seguiram os conselhos dos maus. Se você recebe ou dá conselhos, peça sempre sabedoria e discernimento a Deus buscando na Palavra a orientação para a sua vida. Jesus é o caminho, a verdade e a vida, o nosso maior e mais importante Conselheiro e Salvador.   

Oremos: Querido Deus, faze com que não nos deixemos levar pelos conselhos dos maus. Em nome de Jesus. Amém.