Publicado em: 05 de novembro de 2023
Cristo veio para servir

Para: domingo, 5 de novembro de 2023
Texto: Mateus 23.1-12 

Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros.” (Mt 23.11) 

Ser servido é fantástico! Como é bom sentar ao redor de uma mesa e alguém trazer a comida pronta para nós. Ou quando pegam sua roupa suja e entregam lavada e passada. Também é maravilhoso ser convidado para uma festa em que você apenas senta, conversa e desfruta da comida e da bebida já preparadas para o momento. É fácil apreciar situações em que podemos cruzar os braços e apenas receber o serviço. 

Jesus, porém, nos ensina a importância de saber servir. Em si, não há problema em ser servido pelos outros. Mas, na vida cristã, não podemos pensar que ficar de braços cruzados é o melhor a se fazer. Jesus espera que descruzemos os nossos braços e sirvamos as pessoas com a mensagem da salvação. Jesus disse: Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros” (Mt 23.11). Quem é importante para você? Jesus apresenta uma ideia contrária ao que normalmente pensamos. 

Ele também disse: Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido” (Mt 23.12). No campo da salvação, não há espaço para orgulho, para nos engrandecermos perante os outros e nos acharmos os mais importantes. Somos totalmente dependentes de Deus. E, mesmo que quiséssemos, não teríamos capacidade para realizar nenhum trabalho que pudesse conquistar a salvação. Nesse caso, nenhum serviço nosso nos ajudaria. Mas Jesus, sim, serviu o que tinha de melhor para nos perdoar, doando sua vida na cruz. Ele mesmo disse aos discípulos: Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente” (Mt 20.28). 

O serviço de Jesus, aqui neste mundo, nos garantiu o lugar mais importante de todos: a vida eterna no céu. 

Oremos: Jesus, muito obrigado pelo teu serviço na cruz. Ajuda-nos a saber servir o nosso próximo. Amém.