Publicado em: 06 de janeiro de 2018
Cristo é o sinalizador

Para: Sábado, 06 de janeiro de 2018 – Epifania

Texto: Mateus 2.1-12

“Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes.” (Mt 2.10)

O brilho das estrelas encanta aqueles que observam uma paisagem noturna. Mas, astros não existem apenas para produzir admiração. Eles funcionam como sinalizadores para conduzir um navio ao lugar desejado. Assim aconteceu com visitantes que queriam ver o menino Jesus, recém-nascido em Belém. Deus se utilizou de um astro em particular para lhes indicar o caminho. Sua reação, ao identificar a estrela que os conduziria para lá, foi de alegria: “Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes” (Mt 2.10).

É normal que as pessoas procurem um caminho que os conduza à felicidade. Mas, Jesus é que é a alegria das pessoas. Ele é a maior dádiva para quem quer viver de fato feliz. Os visitantes do Oriente levaram presentes para homenagear o Filho de Deus deitado na manjedoura. Mas, o tesouro realmente estava lá: Jesus Cristo. Ele é a estrela. Ele é o sinalizador que nos conduz para recebermos o perdão, a luz e esperança da vida eterna. Jesus é a estrela que brilha e que treva nenhuma pode apagar. Nem a morte, a ameaça que tira boa parte de nossa felicidade e produz em nós angústias e medo, pois ela está vencida pela estrela de Belém que se chama Jesus.

E, se Cristo está do nosso lado, nada pode ser contra nós. Nem a nossa consciência que nos acusa, nem a tribulação, nem a angústia, nem o passado, nem o presente, nem o futuro. Nada nos separa do amor de Deus que nos é dado por meio de Jesus Cristo. Ele é o sinalizador mais seguro para uma vida de paz e alegria, ainda que a terra seja abalada, as montanhas caiam, os mares se agitem e os montes tremam.

Oremos: Pai celestial, Senhor e doador das boas dádivas, agradecemos por teu Filho Jesus ter nascido em Belém e se revelar como sinalizador e fonte da nossa verdadeira felicidade. Dá-nos a paz e a verdadeira alegria que só tu podes nos dar. Em nome de Jesus. Amém.