Publicado em: 18 de setembro de 2017
Cristo é a nossa sabedoria

Para: Segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Texto: Tiago 3.13-18

“Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente?” (Tg 3.13)

Gabriel chegou da escola e foi logo conversando com seus familiares: “Hoje a professora chamou a minha atenção e falou algo que não entendi direito. Ela disse: ‘Você é um menino inteligente, mas não está sendo sábio’. Mas, pai, inteligência e sabedoria não são a mesma coisa? Eu tenho dúvidas!”

Para muitas pessoas, sabedoria e inteligência se confundem. Mas poderíamos dizer que existem pessoas inteligentes que não são sábias. Posso conhecer uma vasta literatura sobre relacionamentos, diálogo, amor, perdão, paciência. Posso ser um professor em determinada área e tirar as melhores notas numa prova escrita, mas não ter a sabedoria necessária para colocar em prática o meu conhecimento ao me relacionar com os que me cercam.

Na carta de Tiago, capítulo 3, versículo 13, lemos: “Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria.” Tiago fala de dois tipos de sabedoria: a que vem do céu, de Deus, e a sabedoria do mundo. A sabedoria divina caracteriza-se pela busca da paz, bondade e misericórdia nos relacionamentos. A humana, ao contrário, pela inveja, amargura e egoísmo. A sabedoria divina não é mérito ou conquista nossa. É presente do próprio Deus. Podemos adquirir conhecimentos, mas a sabedoria que realmente importa nos é dada pelo Criador.

O apóstolo Paulo escreveu: “Porém Deus uniu vocês com Cristo Jesus e fez com que Cristo seja a nossa sabedoria. E é por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos” (1Co 1.30). É pela fé em Cristo que nos tornamos sábios do ponto de vista de Deus.

Oremos: Pai, nem sempre somos sábios no convívio com os que nos cercam. Perdoa-nos. Reveste-nos de Cristo, a verdadeira sabedoria, para que vivamos uma vida que agrade a ti. Em nome de Jesus. Amém.