Publicado em: 07 de abril de 2024
Crer para ver

Para: domingo, 07 de abril de 2024
Texto: João 20.19-31 

Você creu porque me viu? — disse Jesus. — Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram! (Jo 20.29) 

A história de Tomé, aquele que disse que tinha que ver para crer, é muito conhecida e gerou o dito popular: eu preciso ver para crer. E foi assim mesmo: Tomé não acreditou que Jesus estava vivo e disse aos seus amigos que precisa ver Jesus, tocar nele,  sim iria acreditar.  

Jesus já havia alertado os seus discípulos e os seus seguidores de que a sua morte não seria definitiva. Mas eles não haviam compreendido. Eles ficaram preocupados e aflitos com a crucificação. No domingo, o túmulo estava vazio, e a notícia logo se espalhou. A aparição de Jesus aos discípulos confirma: ele ressuscitou! Mas Tomé não estava com elese, então, duvidou. 

Hoje, muitos Tomés estão por aí. Em um mundo cada vez mais racionalista e relativista, onde se ensina que não existe uma verdade absoluta, muitas pessoas fazem uma afirmação parecida com a de Tomé. Frases como só acredito vendo ou não tenho provas para acreditar são ditas com muita naturalidade e frequência. 

Tomé duvidou. Mas depois de estar diante de Jesus ele reconheceu. E Jesus disse a Tomé algo que também é importante para nós: “Você creu porque me viu? — disse Jesus. — Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram! (Jo 20.29). 

Confiando em Jesus, temos a certeza de que ele ressuscitou e nos mantém perto dele. Sabemos que ele caminha conosco. Se você não crê em Jesus, seja feliz também: faça parte desse grupo que não viu mas creu. Um grupo que não viu Jesus, mas certamente o verá. Jesus prometeu que todo aquele que nele crê tem a vida eterna. Ou seja: Deus nos dá a fé em Jesus para que possamos crer e depois ver: ver Jesus e todos os salvos, e viver com eles eternamente.   

Oremos: Querido Jesus, obrigado pela obra de salvação na cruz. Obrigado porque, por meio de ti, tenho a salvação, e no céu, poderei ver-te face a face. Mantém-me firme na fé. Amém.