Publicado em: 02 de junho de 2021
Crer e sentir 

Para: quarta-feira, 2 de junho de 2021
Texto: Lucas 6.17-19  

Todos queriam tocar em Jesus porque dele saía um poder que curava todas as pessoas. (Lc 6.19) 

O texto do Evangelho de Lucas, no capítulo 6, apresenta uma situação bem peculiar: havia uma multidão que tinha se aproximado para ouvir Jesus. As pessoas também queriam ser curadas de suas doenças e tiveram uma oportunidade maravilhosa: elas puderam tocar em Jesus. E “todos queriam tocar em Jesus porque dele saía um poder que curava todas as pessoas” (Lc 6.19). Sim, de Jesus saía um poder que curava! Que maravilha! Não somente ouvir o Mestre, mas poder senti-lo realmente, tocando nele! 

Imaginemos se isso fosse possível hoje: se encontrássemos Jesus fisicamente e pudéssemos ver, sentir e ouvir o Salvador! Isso seria maravilhoso! Mas é exatamente o que os cristãos sentem, pela fé. Ao se reunirem na igreja, os cristãos sabem que a Palavra, o próprio Jesus, está presente com eles, como ele mesmo prometeu. 

Em certa ocasião, Jesus, após ter vencido a morte por nós e ter ressuscitado, encontrou-se com ToméTomé havia dito que, para crer na ressurreição, precisaria tocar em Jesus. Jesus, então, disse a Tomé Você creu porque me viu? Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram! (Jo 20.29). Sim, felizes somos nós porque, mesmo não tendo visto o Cristo, cremos e confiamos que Jesus caminha conosco.

Essa é a fé que o Espírito Santo realiza em nosso coração pela Palavra: ele nos faz crer e confiar em nosso Salvador Jesus, mesmo sem podermos vê-lo com os nossos olhos e tocá-lo ou senti-lo com as nossas mãos. Pela fé, sabemos que Jesus está presente conosco em cada momento, cada dia, cada instante, como ele prometeu: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20). 

Oremos: Amado Salvador Jesus, somos imensamente gratos pelo teu imenso amor por nós, por nos tocares em tua Palavra. Continua conosco, sempre, pelo teu Espírito Santo, fortalecendo-nos na fé e no teu amor. Amém.