Publicado em: 17 de agosto de 2020
Corrupção generalizada

Para: segunda-feira, 17 de agosto de 2020
Texto: Salmo 14.1-3  

Mas todos se desviaram do caminho certo e são igualmente corruptos. Não há mais ninguém que faça o bem, não há nem mesmo uma só pessoa. (Sl 14.3) 

Um dos assuntos mais discutidos é a questão da corrupção. Existeminclusive, organizações que fazem pesquisas sobre a percepção que se tem em relação ao desempenho dos países nessquesito. A partir das pesquisas, classificações são elaboradas e divulgadas no mundo inteiro. 

Em nosso meio também é possível perceber muitas atitudes corruptas, com pessoas tentando tirar vantagens em diferentes situações. A corrupção é tão evidente que temos a sensação, muitas vezes, de que ela é generalizada. 

corrupção, em si, não é novidade. Ela tem acompanhado a sociedade ao longo da história. No Salmo 14, esse assunto também é destacado. O rei Davi, autor do salmo, constata que ela afeta a todos e é generalizada. Ele afirmou: “Mas todos se desviaram do caminho certo e são igualmente corruptos. Não há mais ninguém que faça o bem, não há nem mesmo uma só pessoa” (Sl 14.3) 

Qual é a origem da corrupção? Do ponto de vista bíblico, ela surge a partir do pecado e afeta a todos. Como afirma o salmotodos se desviaram. Diante desse quadro, parece não haver saída. De fato, do ponto de vista humano, não há. Por nós mesmos não conseguimos produzir nada perfeito. Se dependêssemos das nossas obras, das nossas ações, o quadro seria desolador.  

No entanto, por meio daquilo que Deus fez por nós, é possível ver algo melhor, pois ele enviou seu Filho, Jesus Cristo. Em nosso lugar, Jesus sofreu, morreu e ressuscitou. Ele é a garantia da nossa salvação. Pela fé nele temos acesso ao Pai. Por causa dele podemos ter a certeza da salvação, apesar da corrupção que também nos afeta. 

Oremos: Bondoso e amado Pai, estamos neste mundo cercados de corrupção. Não somos capazes de produzir algo perfeito. Agradecemos-te pois enviaste teu Filho, Jesus Cristo, que em nosso lugar se sacrificou para termos acesso ao Pai e assim recebermos a salvação eterna. Fica sempre conosco e mantém-nos firmes na fé. Amém.