Publicado em: 01 de agosto de 2020
Corpo ajustado 

Para: sábado, 1 de agosto de 2020
Texto: Efésios 4.7-16 

É ele [Cristo] quem faz com que o corpo todo fique bem ajustado e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. E, assim, cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor. (Ef 4.16) 

Quando o nosso corpo está desajustado, devido ao mau funcionamento de um dos seus membros ou órgãos, geralmente faz-se necessário algum tipo de intervenção, com o objetivo de que ele volte a ficar ajustado. Essa intervenção ocorre por meio de medicamentos ou, em situações mais graves, por meio de cirurgia.  

Assim como o apóstolo Paulo fez em outras cartas que escreveu, também na Carta aos Efésios ele utilizou o corpo humano para falar sobre a importância dos dons de cada cristão, a fim de que a Igreja cumpra o seu papel de anunciar o evangelho e busque a edificação dos cristãos: “É ele [Cristo] quem faz com que o corpo todo fique bem ajustado e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. E, assim, cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor” (Ef 4.16). 

“Há um só Senhor, uma só fé e um só batismo” (Ef 4.5), e é o mesmo Senhor da Igreja quem concede dons a cada um de nós. E os diferentes dons devem visar um objetivo proveitoso. A diversidade de dons deve buscar a unidade do corpo de Cristo, a sua Igreja. Quando a questão dos dons é mal compreendida, e eles não são usados com amor, e sim para exaltar vaidades humanas, o corpo de Cristo padece e fica doente e desajustado. 

Que privilégio é ser integrante do corpo de Cristo e poder servir no seu Reino, compartilhando o maravilhoso presente da salvação! Quanto mais pessoas se unem na fé no Salvador, mais fortalecido torna-se o corpo de Cristo.    

Oremos: Senhor Jesus, guia-me e capacita-me para trabalhar no teu Reino. Obrigado, ó Espírito Santo, porque me chamaste pelo Evangelho e me iluminaste com os teus dons. Que a tua Igreja cresça cada vez mais, espalhando o evangelho da salvação. Amém.