Publicado em: 07 de agosto de 2022
Coragem, não tenha medo! 

Para: domingo, 07 de agosto de 2022
Texto: Mateus 14.22-33 

“Nesse instante Jesus disse: — Coragem! Sou eu! Não tenham medo!” (Mt 14.27) 

Como é importante termos coragem e forças para enfrentarmos desafios ou adversidades na vida. Todos nós conhecemos exemplos de pessoas que inspiram outras a serem corajosas e destemidas. Você deve se lembrar de algum jogador que tenha inspirado seus colegas a terem coragem e virarem o placar. Ou, quem sabe, de um atleta que tenha superado dificuldades depois que foi incentivado por algum treinador. Quando lemos livros de história vemos que muitos comandantes inspiraram coragem nos seus soldados. Todos os dias temos exemplos de mães que inspiraram seus filhos com sua coragem e resiliência; também muitos pais são grandes exemplos para seus filhos através de sua determinação em superarem as dificuldades pelo sustento e pela segurança de sua família.  

Jesus, quando estava com seus discípulos, sempre os inspirou a serem corajosos. Ele repetidas vezes ensinou que se seguirmos a Palavra de Deus estaremos firmemente alicerçados e, assim, seremos corajosos.  

Certa vez, numa situação de grande perigo e medo, quando os discípulos estavam assustados dentro de um barco, o texto do Evangelho de Mateus nos relata que: “Nesse instante Jesus disse: Coragem! Sou eu! Não tenham medo!” (Mt 14.27). Observe bem, o texto diz: “nesse instante”. 

Pessoas que inspiram agem na hora, não deixam para depois, pois o medo que não é acalmado passa a terror e depois desesperança, quando não há mais fé. Por isso, a verdadeira inspiração para termos coragem é saber que Deus está sempre presente. Jesus venceu a morte na cruz por nós. Ter a certeza da presença de Deus em nossa vida é ouvirmos constantemente: “Coragem, não tenha medo, estou com você para o que der e vier!” 

Oremos: Deus, nosso Pai, como é bom contar com o teu poder e amor em todos os momentos de nossa vida. Ajuda-nos a sermos corajosos. Amém.