Publicado em: 25 de julho de 2017
Coração, raízes e alicerces

Para: Terça-feira, 25 de julho de 2017

Texto: Efésios 3.14-19

“Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês.” (Ef 3.17)

Ter fé muitas vezes é entendido apenas como ser otimista ou esperar que tudo vai dar certo. Fé, no sentido bíblico e cristão, é muito mais do que isso. O apóstolo Paulo escreveu: “Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês” (Ef 3.17).

Pela fé, Cristo vive em nosso coração. Isso é, sem dúvida, extraordinário. É maravilhoso! E é lamentável que, muitas vezes, vivamos como se Cristo estivesse distante de nós. Diante das inseguranças da vida, saber que o próprio Filho de Deus mora em nosso coração, pela fé, nos traz segurança e alívio.

Paulo ora, se põe de joelhos, pedindo que a igreja de Éfeso se lembre dos valores e das bênçãos espirituais. Ele deseja que cada cristão seja fortalecido em uma vida de comunhão mais intensa com Deus e os semelhantes. Fé no coração e raízes e alicerces no amor. É desse modo que “Deus enche completamente o nosso ser com a sua natureza”, diz Paulo. E nós demonstramos, assim, em nosso viver, que Cristo habita dentro de nós, por meio do Espírito Santo.

Isso tudo parece elevado e espiritual demais? De fato, assim seria, se dependesse de nós! O apóstolo, porém, nessa carta aos Efésios, conclui o capítulo 3 dizendo: “E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que pedimos ou até pensamos!” (Ef 3.20). Pela fé, Cristo vive em nosso coração. Por isso, podemos ter raízes e alicerces firmes no amor e praticá-lo para a honra e glória de Deus.

Oremos: Senhor, somos muito tímidos e vacilantes em nossa fé. Precisamos crescer e fortalecer-nos muito, e sempre de novo, na confiança e na prática da fé. Enche o nosso ser com o teu poder. Aumenta o nosso amor a ti e ao nosso próximo, para a tua honra e glória. Amém.