Publicado em: 03 de setembro de 2017
Coração cheio de quê?

Para: Domingo, 03 de setembro de 2017

Texto: Marcos 7.14-23

“Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos.” (Mc 7.21)

Jesus estava ensinando ao povo que os alimentos entram e saem do nosso corpo pelo caminho natural e não contaminam o coração. Ele disse isso depois que os líderes judeus reclamaram que os seus discípulos comiam sem lavar as mãos. É claro que Jesus não era contra a higiene e a limpeza. Mas criticou aqueles líderes porque davam mais valor às regras de higiene do que aos mandamentos de Deus e o amor ao próximo.

Jesus disse: “Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos” (Mc 7.21). A verdadeira contaminação, diz Jesus, vem de nosso coração poluído e é isso o que nos faz ficar impuros e poluir os outros. O apóstolo Paulo, em Gálatas 5.19-21, diz que desse coração poluído, que chama de natureza pecadora ou carne, vêm “a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas.”

E nosso coração, está cheio de quê? Jesus é o purificador de corações. Todos nós precisamos que Jesus nos limpe, todos os dias, pois todos temos corações poluídos. Se alguém acha que não, veja o que diz João: “Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós” (1Jo 1.8,10).

É preciso reconhecermos que somos pecadores de corações poluídos e pedir a Jesus que nos purifique. Com o coração limpo e purificado por Jesus, seremos também guiados pelo Espírito Santo para produzir os frutos da fé. E do nosso coração fluirão rios de água viva.

Oremos: Querido Jesus, obrigado por purificares o meu coração com teu precioso sangue, pois assim posso te servir com a minha vida. Amém.