Publicado em: 04 de setembro de 2021
Convidados para a grande festa 

Para: sábado, 4 de setembro de 2021
Texto: Lucas 14.15-24  

“Mas eles, um por um, começaram a dar desculpas.” (Lc 14.18)

Pessoas usam desculpas o tempo todo. O trânsito e a conexão de internet justificam o atraso ou a ausência num compromisso. A falta de tempo é a desculpa perfeita para o encontro que não aconteceu.  

É claro que algumas desculpas são reais. O trânsito realmente tranca, a internet apresenta lentidão e a agenda, de fato, está cheia. No entanto, também é verdade que as desculpas revelam prioridades. O tempo que falta para visitar alguém normalmente não falta para participar de um velório. 

Quando Jesus morreu na cruz e ressuscitou, ele venceu tudo o que nos separava de Deus: o pecado, o Diabo e a morte. Diante dessa obra maravilhosa, o Criador preparou uma grande festa de salvação para a qual todos somos convidados. No entanto, na parábola da grande festa contada por Jesus, os convidados “um por um, começaram a dar desculpas” (Lc 14.18). 

Inacreditavelmente, muitas pessoas dão desculpas para não participar da festa. Na tentativa de fazer a sua própria festa, muitos dedicam a vida, o seu tempo e dons nos negócios deste mundo, deixando de buscar em primeiro lugar o Reino de Deus. E assim colocam em segundo plano a festa que o Senhor preparou.  

A boa notícia é que Deus não desiste de convidar. Ele continua enviando mensageiros e espalhando a mensagem, pois quer que “todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade” (1Tm 2.4). Deus quer que a sua casa fique cheia para a festa! Ele mesmo concede o Espírito Santo para que, longe das falsas desculpas, sejamos vestidos com a roupa festiva do perdão e vivamos na expectativa desse momento glorioso, quando estaremos reunidos para celebrar a vitória de Jesus no Reino do Céu. 

Oremos: Querido Deus, tira da minha vida todas as desculpas que me afastam de ti. Dá-me um coração agradecido pelo maravilhoso convite que tu me fizeste, para que eu possa viver na expectativa da grande festa do céu! Por Jesus. Amém.