Publicado em: 26 de janeiro de 2021
Conversar com Deus 

Para: terça-feira, 26 de janeiro de 2021
Texto: Jeremias 1.4-10 

Mas o Senhor respondeu: — Não diga que é muito jovem, mas vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar. Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Senhor, quem está falando.” (Jr 1.7-8)

Conversar é a comunicação interativa entre duas ou mais pessoas. É a troca de palavras, de opiniões, ideias e informações sobre algo. A conversa pode ser por meio de mensagens de texto no papel ou por meios eletrônicos. Ela pode acontecer por sinais, por telefone ou pessoalmente. 

Uma conversa interessante se desenvolveu entre Deus e o jovem Jeremias, que estava inseguro diante do chamado de Deus para ser um profeta para as nações. Jeremias argumentou dizendo: “Eu não sei como falar, pois sou muito jovem”. “Mas o Senhor respondeu: — Não diga que é muito jovem, mas vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar. Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Senhor, quem está falando” (Jr 1.7-8). 

Deus também quer conversar conosco. Por meio da Bíblia, Deus orienta com sábios conselhos, encoraja para enfrentarmos o medo e os problemas, consola doentes e enlutados, repreende o erro, perdoa os pecados por meio de Jesus e promete a sua companhia nesta vida e na eternidade. E Deus nos convida a conversarmos com ele por meio da oração. Podemos falar das nossas preocupações, das culpas e das aflições. Podemos falar, com gratidão, das alegrias e das bênçãos recebidas. 

Deus se comunica conosco por meio do seu filho Jesus, a Palavra que se tornou um ser humano. Jesus veio comunicar amor, perdão e salvação. Deus também nos encoraja para conversarmos com outras pessoas a respeito de Jesus Cristo, para comunicarmos que ele ama a todos de tal maneira que deu a sua vida em sacrifício na cruz para perdoar os nossos pecados e nos dar a vida eterna. 

Oremos: Amado Senhor Deus, obrigado pela Bíblia, pelo perdão dos pecados e pela salvação que Jesus nos dá. Capacita-nos a conversarmos sobre o amor de Cristo com as pessoas. Em nome de Jesus. Amém.