Publicado em: 04 de junho de 2021
Contrastes 

Para: sexta-feira, 4 de junho de 2021
Texto: Jeremias 17.5-8  

Mas eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o Senhor. (Jr 17.7) 

A vida é feita de contrastes. Para muitos, esse é o colorido da vida, o que a torna mais prazerosa e equilibrada. Um contraste serve para reforçar uma ideia, clarear uma mensagem, firmar uma verdade e dar sentido e equilíbrio a uma situação. Nós aprendemos muito com os contrastes. Compreendemos ainda mais o valor da luz quando ficamos no escuro. Nós reaprendemos o valor do amor quando experimentamos o ódio. Aprendemos a importância do cuidado quando nos sentimos desprotegidos. Nós valorizamos a saúde quando sofremos a dor e a enfermidade. 

Não por acaso, Deus utiliza muito essa estratégia no texto sagrado, a Bíblia.  

O texto bíblico do livro de Jeremias, capítulo 17, é um desses momentos em que Deus faz uso de um contraste para chamar a atenção do povo de Judá, por meio da voz do profeta Jeremias. Deus põe duas opções opostas diante do povo, dois caminhos, duas alternativas: bênção e maldição. Na profecia, há a opção de se ter uma vida feliz e abundante, sem medo e preocupações, ou a opção de uma vida desértica e seca, onde não acontece nada de bom. E Deus reafirmou: Eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o Senhor” (Jr 17.7).

Naturalmente, Deus conhece o fraco coração humano, que não tem força em si mesmo para decidir pela vida abençoada, segundo a sua sabedoria. Por isso, ele precisou enviar o seu unigênito Filho, Jesus Cristo, ao mundo, vivendo e morrendo para nos salvar da maldição. E, assim, pelo seu Espírito Santo, Deus age para nos levar à confiança nele e à bênção nesta vida e na eternidade 

Confie! Deus quer nos abençoar e nos guiar para uma vida plena, feliz e frutífera. 

Oremos: Amado Deus, dá-nos a tua sabedoria, com o auxílio do teu Espírito Santo, para sempre optarmos pela bênção em nossa vida e, por meio dessa fé, alcançarmos a vida eterna. Por Jesus. Amém.