Publicado em: 18 de setembro de 2021
Contra o umbiguismo 

Para: sábado, 18 de setembro de 2021
Texto: 1Timóteo 2.9-15  

“Na fé, no amor e na dedicação a Deus.” (1Tm 2.15) 

Você já ouviu falar de umbiguismo? É um mal que, em grau mais ou menos evidente, afeta todos nós. Isso porque carregamos a tendência, muitas vezes inconsciente, de voltarmos as nossas vidas para nós mesmos. Assim, focamos em nossos próprios interesses, desejos e em nossas vontades. Normalmente, o umbiguismo vem acompanhado de um orgulho pernicioso por meio do qual se busca atrair atenção para si. Nesse movimento, acabamos fazendo mau uso de muitas das dádivas que recebemos, como é o caso do tempo. A motivação que não foca aquilo que é essencial, faz com que nos foquemos naquilo que pouco constrói. 

Nesse contexto, palavras como fé, amor e dedicação têm um poder transformador. A fé nos descentraliza de nós mesmos. Primeiro, ela nos chama para olhar para o outro, o Criador no qual encontramos o propósito de nossa vida. Então, para os outros, para todas aquelas pessoas que Deus coloca como bênçãos e oportunidades em nosso viver. Porque Deus é amor, em Jesus Cristo ele se volta para nós, para conquistar vida, perdão e salvação. Ele deixa a glória celeste e se volta para as nossas necessidades.  

Amando cada um de nós, Jesus Cristo nos chama para também sermos agentes de transformação na vida dos outros. “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” (Jo 13.34). Motivados pela fé e pelo amor, dedicamos aquilo que recebemos para a glória de Deus e em serviço aos nossos irmãos e irmãs. “Na fé, no amor e na dedicação a Deus” (1Tm 2.15) nós nos aproximamos do propósito de Deus para a nossa vida. 

Oremos: Querido Jesus, perdoa-me por tantas vezes colocar a minha vontade e os meus desejos acima da tua vontade e das necessidades das outras pessoas. Fortalece a minha fé, preenche-me de amor, faz de mim um dedicado servo. Amém.