Publicado em: 05 de maio de 2017
Contra fatos não há argumentos

Para: Sexta-feira, 05 de maio de 2017

Texto: Atos 4.5-12

“Pois então os senhores e todo o povo de Israel fiquem sabendo que este homem está aqui completamente curado pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré — aquele que os senhores crucificaram e que Deus ressuscitou.” (At 4.10)

Na Índia, em busca de curas e milagres, milhares de pessoas se banham no rio Ganges. Na África, nas religiões locais, também são anunciadas curas e milagres. No Brasil, nas igrejas cristãs e nas religiões não cristãs, o mesmo acontece. Será que é tudo a mesma coisa, ou há alguma diferença?

            No livro de Atos dos Apóstolos há uma história interessante. Os apóstolos Pedro e João haviam sido presos porque curaram um homem aleijado e porque ensinavam que Jesus havia ressuscitado. A cura e o ensinamento constrangiam as autoridades. O aleijado era conhecido e ele estava agora caminhando perfeitamente. Todos sabiam que ele havia sido curado por intermédio dos apóstolos. E Jesus tinha sido condenado e morto pelas autoridades. Se Jesus ressuscitou dos mortos, eles poderiam ter problemas com o povo. O povo poderia não ter mais medo das autoridades. A morte não era uma ameaça. Isso poderia gerar uma revolta. Mas o que as autoridades poderiam fazer? O aleijado estava caminhando e contra esse fato não havia argumentos.

            Pedro afirmou: “Pois então os senhores e todo o povo de Israel fiquem sabendo que este homem está aqui completamente curado pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré — aquele que os senhores crucificaram e que Deus ressuscitou” (At 4.10). O poder não era de uma ou outra religião ou de um ou outro religioso. O poder estava em o nome de Jesus.

            A Bíblia não ensina que existe uma competição entre deuses e religiões para ver se um ou outro é o mais forte. A Bíblia ensina que em Jesus está a grande diferença. Ele foi morto mas ressuscitou. Ele vive. A morte e a ressurreição de Jesus Cristo são os fatos centrais e distintivos da fé cristã. E contra esses fatos, não há argumentos.

            Oremos: Amado Deus, confiamos que em Jesus Cristo temos perdão, vida e salvação. Fica ao nosso lado. Por Jesus. Amém.