Publicado em: 15 de abril de 2018
Contando ovelhas

Para: Domingo, 15 de abril de 2018

Texto: João 21.15-19

“E Jesus ordenou: — Tome conta das minhas ovelhas” (Jo 21.17)

São muitas as histórias divertidas que acontecem quando somos jovens e falta a experiência. Certo dia, convidaram um estudante a ler o texto de João 21. Com muito nervosismo, diante de uma igreja cheia e talvez com algum problema de visão, a leitura transcorria bem até que a leitura do versículo 15 ficou assim: “Então Jesus ordenou: — Tomé, conte as minhas ovelhas”. Muitos ouvintes se surpreenderam com a sugestão de contar as ovelhas e foram verificar o que realmente estava escrito. O aluno repetiu as três vezes da mesma maneira: “Tomé, conte as minhas ovelhas.”

Durante o sermão o pastor teve de fazer uma boa ginástica para contornar a situação e mostrar o que realmente Deus queria dizer com aquele texto bíblico.

“Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam?” (Jo 21.15). Essa pergunta mexia nos sentimentos de Pedro pois ele era orgulhoso, impulsivo, falava antes e pensava depois. Mas Pedro fazia parte do grupo mais íntimo de Jesus entre os discípulos.

A resposta de Pedro a Jesus é clara e objetiva: “Sim, o senhor sabe tudo e sabe que eu o amo, Senhor”. Jesus repete a pergunta mais duas vezes lembrando que Pedro o negou por três vezes. Dessa maneira, Jesus está perdoando e restaurando esse amigo para o serviço a ele e ao seu rebanho. Por isso depois de cada confissão de fidelidade de Pedro, Jesus repete: “Tome conta das minhas ovelhas”.

Ainda que contar as pessoas para estatísticas possa ser importante para planejarmos as atividades da igreja, Jesus nos revela a sua maior preocupação: o cuidado com cada ser humano, para que todos o conheçam e o tenham como o seu bom pastor.

Oremos: Salvador Jesus, em muitas oportunidades fazemos de conta que não te conhecemos. Perdoa-nos. Restaura em nós a fidelidade, o amor e o serviço a ti, como fizeste com Pedro. Amém.