Publicado em: 07 de outubro de 2020
Conservar a esperança 

Para: quarta-feira, 7 de outubro de 2020
Texto: Hebreus 3.1-6  

“Mas Cristo é fiel como Filho, que dirige a casa de Deus. E nós seremos a sua casa se conservarmos a nossa coragem e a nossa confiança naquilo que esperamos.” (Hb 3.6)

Quando utilizamos a palavra coragem, na maioria das vezes esse uso tem a ver com força para enfrentar uma situação difícil, com perseverar e com ser determinado. Em outras vezes, usamos a palavra coragem para falar sobre como enfrentar uma situação de risco ou perigo, e, às vezes, sobre como lidar com coisas que amedrontam. É muito comum ver pessoas desejando coragem umas para as outras. 

Mas a coragem não é um fim em si mesma. Ninguém tem coragem somente para ter coragem. A coragem é uma qualidade de quem tem esperança. É muito difícil alguém seguir em uma luta sem esperança. Os próprios discípulos de Cristo, depois de sua morte, perderam a esperança e se esconderam porque sem esperança, perderam a coragem. E depois, a ressurreição de Cristo os motivou a tal ponto que, mesmo quando foram perseguidos, presos e até mortos pela sua fé, sua coragem não foi abalada porque tinha como fundamento uma esperança viva!  

O mesmo aconteceu com muitos cristãos que viveram depois deles, que foram perseguidos. E é essa esperança que deve nos encorajar. Esperança de que nós também tomaremos parte em tudo aquilo que Deus preparou para seu Filho pois somos morada dele. O autor da Carta aos Hebreus escreveu: “Mas Cristo é fiel como Filho, que dirige a casa de Deus. E nós seremos a sua casa se conservarmos a nossa coragem e a nossa confiança naquilo que esperamos” (Hb 3.6) 

Oremos: Senhor Deus, fortalece e conserva minha esperança na salvação que preparaste para mim. Fortalece minha fé em Cristo para que eu possa ter coragem de seguir fiel a ti. Mostra a tua esperança a todos os que ainda estão com medo ou perderam a coragem diante da morte. Em Jesus, temos vida. Por ele eu peço. Amém.