Publicado em: 10 de dezembro de 2022
Conselhos para a vida 

Para: sábado, 10 de dezembro de 2022
Texto:1Tessalonicenses 5.16-24  

“Examinem tudo, fiquem com o que é bom e evitem todo tipo de mal.” (1Ts 5.21-22) 

No final da Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses há um pequeno trecho cheio de conselhos úteis para a vida. O texto começa dizendo: “Estejam sempre alegres”. Se tivermos com a tendência de ver tudo com tristeza, de forma negativa, a vida fica pior. Por isso, é bom ouvir isso: “Estejam sempre alegres”.  

Logo em seguida o texto diz: “Orem sempre”. A recomendação é que tenhamos uma vida de oração. Orar significa reconhecer que Deus é Deus e que nós somos seus filhos. Deus pode nos ajudar. Devemos ser humildes diante dele e pedir. 

Depois de lembrar que devemos ser alegres e orar, o texto bíblico diz: “Sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões”. Se colocamos nossa vida nas mãos de Deus, não há como não sermos agradecidos. Quantas vezes já reclamamos de situações e depois tivemos de reconhecer que nem foi tão ruim assim? É melhor sermos agradecidos em tudo. 

O texto ainda dá mais alguns conselhos: “Não atrapalhem a ação do Espírito Santo”. Se cremos que Deus é o Senhor sobre todas as coisas, não devemos atrapalhar sua ação. Se não conseguimos ajudar, pelo menos não devemos atrapalhar. Parece até engraçado, mas é verdade. Por isso o texto diz: “Examinem tudo, fiquem com o que é bom. Evitem todo tipo de mal” (1Ts 5.21-22). Ou seja, não sejamos preconceituosos. Examinemos tudo. Unidos com Cristo Jesus, vamos reter apenas o que é bom. Que conselho sábio, não é mesmo? 

Esse pequeno trecho da Bíblia tem tanta sabedoria que é difícil destacar o que é mais importante. A Bíblia é assim: ela mostra o Salvador Jesus, traz bons conselhos e boa orientação para a vida. Que Deus continue com todos nós e nos dê sempre essas lições de sabedoria. 

Oremos: Amado Pai celestial, quando lemos a Bíblia Sagrada aprendemos muitas coisas úteis. Dá-nos amor pela tua Palavra e ajuda-nos a segui-la em nossa vida. Por amor de Jesus. Amém.