Publicado em: 08 de março de 2017
CONFRONTANDO UM DEMÔNIO

Quarta-feira, 08 de março de 2017

Leia Lucas 4.31-37

 “Havia um homem na sinagoga que estava dominado por um demônio. O homem gritou” (Lc 4.33).

            Depois de ter sido rejeitado em sua cidade, Nazaré, Jesus se estabelece na cidade de Cafarnaum. No sábado, ele começa a ensinar na sinagoga. E, novamente, o povo fica maravilhado com suas palavras poderosas. Mas, no meio da multidão, há um homem possuído por um demônio.

            Demônios são anjos caídos. No começo, Deus os criara puros e santos, mas seguindo seu líder rebelde, Satanás, eles se levantaram contra seu Criador. Mais tarde Jesus diria aos seus discípulos: “De fato, eu vi Satanás cair do céu como um raio” (Lc 10.18). Expulso do céu, Satanás e seus anjos demoníacos voltaram sua raiva e ódio contra os humanos criados por Deus.

            Agora, na sinagoga, esse antigo inimigo grita: “Ei, Jesus de Nazaré! O que você quer de nós? Você veio para nos destruir?” Desde sua queda, todos os demônios sabem da vinda do Filho de Deus para o julgamento, e temem esse dia. Horrorizado, o demônio deixa escapar: “Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou!”

            Jesus dá a ele a primeira ordem: “Cale a boca”. Diante do poderoso Filho de Deus, o demônio imediatamente fica em silêncio. Então Jesus ordena: “Saia deste homem!” O demônio obedece imediatamente e sai do homem, lançando-o ao chão. Mas, sob o olhar protetor de Jesus, o homem não sofre ferimento algum.

            No deserto, Satanás havia tentado Jesus a ajoelhar-se e adorá-lo. Mas no Último Dia, Satanás e todo o seu exército maligno se curvarão e adorarão seu Criador e Juiz. E serão lançados ao inferno para sempre.

            Oração: Poderoso Deus, como Satanás e seus demônios, eu tenho pecado contra ti. Perdoa-me, pelo amor de Jesus, e livra-me do poder de Satanás para que eu sirva a ti agora e para sempre. Eu oro em nome de Jesus. Amém.