Publicado em: 04 de fevereiro de 2018
Confiando nos conselhos de Jesus

Para: Domingo, 04 de fevereiro de 2018

Texto: Lucas 5.1-11

“Simão respondeu: — Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.” (Lc 5.5)

Conselhos fazem parte da vida. Mas, e quando os conselhos que recebemos parecem difíceis ou não ter muito fundamento, o que fazemos?

No Evangelho de Lucas há o relato de uma pesca sem igual e que foi resultado de um grandioso conselho, ou melhor, de uma ordem recheada de compaixão. Jesus, na beira da praia do lago da Galileia, disse para Simão Pedro e seus companheiros que levassem o barco para o lugar bem fundo do lago e jogassem as redes. Essa ordem ou conselho de Jesus não parecia fazer sentido. Primeiro porque os pescadores estavam cansados. Eles haviam passado a noite toda no mesmo lago. E, segundo, porque provavelmente eles já tinham tentado pescar no lugar indicado por Jesus sem sucesso. Mesmo assim “Simão respondeu: — Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer” (Lc 5.5)”.

O resultado foi que Simão Pedro teve de pedir ajuda aos companheiros de tanto peixe que pescaram. Tudo porque confiaram no conselho, na ordem de Jesus. Mesmo não entendendo em um primeiro momento, Pedro confiou.

Muitas vezes, pela experiência humana, observações lógicas e pela imperfeição que habita em nosso ser, o pecado, não entendemos a ação de Deus. Mas tudo o que Deus nos aconselha em sua Palavra é para o nosso bem, para a nossa salvação.

A pescaria serviu para ensinar a Pedro e aos demais, que eles fariam algo ainda mais incompreensível: pescar pessoas, ou seja, levar adiante a boa notícia da salvação em Jesus. Eles confiaram na palavra de Jesus e hoje estamos ouvindo e falando sobre Jesus e sua obra.

Agora é a nossa vez de jogar as redes do amor, do perdão e da salvação de Cristo. Mesmo que pareça difícil, vamos confiar e exclamar como Simão: “Já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer”.

Oremos: Senhor, que bom receber teus conselhos. Ajuda-me a testemunhar da tua salvação. Amém.