Publicado em: 08 de junho de 2018
Confiança no Senhor

Para: Sexta-feira, 8 de junho de 2018

Leia em sua Bíblia: Jeremias 17.5-8

“Mas eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o Senhor.” (Jr 17.7)

No livro de Êxodo, no começo do capítulo 20, encontramos os dez mandamentos. Neles Deus se dirige aos seus filhos pessoalmente e estabelece uma aliança de autoridade. A lista dos mandamentos proclama a lei e a misericórdia de Deus. No topo dela temos o primeiro mandamento que diz: “Eu sou o Senhor teu Deus, não terás outros deuses diante de mim”. Nesse mandamento nos é proibido incluir qualquer coisa ou pessoa que interfira no nosso relacionamento com Deus. Algo que não conseguimos fazer.

A nossa relação com Deus foi construída pelo seu amor em Jesus. Agora, pela fé, somos mantidos na sua família e recebemos todas as suas bênçãos. O mandamento é dado para nos lembrar do amor de Deus, que nos capacita a sermos fiéis e confiarmos exclusivamente nele. Ou seja, não é a lei que nos motiva a vivermos e crermos em Deus, mas unicamente a sua graça que nos aceita apesar dos nossos pecados. Confiamos no Senhor porque dele recebemos todas as condições para nunca duvidarmos, pois assim nos foi prometido.

O profeta Jeremias ressalta essa verdade ao escrever: “Mas eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o Senhor” (Jr 17.7). Aqui o profeta reforça a verdade do primeiro mandamento: fé e confiança. Ou seja, quem cultiva esses dons que vem de Deus é uma pessoa bendita, feliz. Confiar em Deus é ter a certeza absoluta de que ele está cuidando com excelência de nós. Também é a convicção de que recebemos suas incontáveis bênçãos, dentre as quais destacamos: perdão, salvação e vida eterna.

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por restabeleceres a nossa relação com o Pai. Através da tua obra temos o perdão dos pecados. Obrigado pelos dons da fé e da confiança. Ajuda-nos para que nada e nem ninguém atrapalhe a nossa confiança no Senhor. Oramos em teu nome santo. Amém.