Publicado em: 02 de março de 2020
Confiança nas promessas do Senhor 

Para: segunda-feira, 2 de março de 2020
Texto: Gênesis 13.14-18 

Farei com que os seus descendentes sejam tantos como o pó da terra. (Gn 13.16) 

Com o chamado a Abrão, Deus iniciou a implantação de um novo plano para a humanidade. O Senhor queria torná-lo pai de um povo escolhido e lhe pede que abandone sua terra fértil e próspera para empreender uma jornada de fé, sob a promessa de abençoá-lo e fazer dele e de sua descendência uma bênção para todas as nações. Abrão obedeceu e começou a surgir uma nação que se tornou modelo do relacionamento do amor de Deus para com todos os povos. 

A longa peregrinação até Canaã foi acompanhada por grandes provações, mas Abrão obedecia cegamente porque confiava plenamente nas promessas do Senhor. E agora, diante da nova morada, Deus disse a Abrão: “Eu vou dar a você e aos seus descendentes, para sempre, toda a terra que você está vendo. Farei com que os seus descendentes sejam tantos como o pó da terra” (Gn 13.15-16). 

Essa promessa foi sendo cumprida ao longo da história do povo de Israel. Promessa essa que, na verdade, apontava para Cristo e os verdadeiros descendentes de Abraão pela fé, o novo Israel formado por judeus e gentios. E seu pleno e final cumprimento será alcançado na consumação dos séculos com o verdadeiro Israel habitando o novo céu e a nova terra. 

Somos filhos de Deus por meio da fé em Cristo Jesus e, se somos cristãos, fazemos parte da descendência de Abraão. Deus continua chamando homens e mulheres em todos os lugares para crerem e confiarem nele de todo o coração, por meio de Jesus Cristo e para, pela fé, viverem um relacionamento de fidelidade e confiança em Deus. Essa é a vontade de Deus também para conosco: que confiemos nele e nas suas promessas como Abraão o fez. “Os que confiam em Deus, o Senhor, são protegidos pelo seu amor (Sl 32.10). 

Oremos: Ó Deus, tu és fiel no cumprimento das promessas para com o ser humano. Desperta e sustenta em meu coração uma firme fé no perdão e na salvação que nos ofereces por meio do Salvador Jesus. Amém.