Publicado em: 28 de outubro de 2022
Conferindo o troco e o texto 

Para: sexta-feira, 28 de outubro de 2022 

Texto: Miqueias 3.5-12 

“Os profetas enganam o povo. Para os que lhes pagam eles prometem paz.” (Mq 3.5) 

Um pai estava orientando seu filho para que fosse a um mercado fazer compras. Um dos conselhos era repetido com ênfase: “Meu filho, não se esqueça de conferir o troco! Confira o troco”. O menino protestou dizendo que, se ficasse conferindo o troco, o dono do mercado ia ficar ofendido pela desconfiança. Mas o pai ensinou a ele que todo comerciante compreende e recomenda essa atitude. 

Jesus instituiu a Igreja para anunciar a sua Palavra, não para mercadejar e agir buscando lucros e benefícios. No entanto, com frequência percebemos pessoas vendendo bênçãos em troca de boas ofertas. Isso já acontecia desde os tempos antigos, como na época do profeta Miqueias. Ele escreveu: “Os profetas enganam o povo” (Mq 3.5). 

Desiludidas, algumas pessoas acabam abandonando a comunhão. Mas seria essa a solução? Não. Pelo contrário! O distanciamento da Palavra acaba matando a fé, pois não há como a fé salvadora ser alimentada longe da comunhão. Um ramo desconectado da videira logo seca (Jo 15). O que fazer então? O jeito é “conferir o troco”, como ensinou aquele pai. 

No caso da Igreja, o conselho é conferir na Bíblia. Era o que faziam os cristãos da cidade de Bereia. No livro de Atos lemos que, quando Paulo e Silas anunciavam a Palavra de Deus naquele lugar, os moradores conferiam nas Escrituras, para verificar se o que eles diziam era mesmo verdade (At 17.11). Isso poderia parecer uma ofensa e uma desconfiança demasiada, no entanto, os apóstolos os elogiaram muito, pois diante de tantos falsos profetas, faz-se necessário “conferir o troco”, faz-se necessário examinar as Escrituras. Afinal, são elas que revelam a verdade e a salvação, que é Jesus, o Salvador. 

Oremos: Bondoso Deus, livra-nos de falsos profetas. Dá-nos a tua sabedoria para distinguirmos o certo e o errado. Dá-nos força para seguirmos a Verdade e a Vida. Amém.