Publicado em: 16 de julho de 2023
Conectado da forma certa

Para: domingo, 16 de julho de 2023
Leia em sua Bíblia: Mateus 13.18-23

“E as sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, cem; outras, sessenta; e ainda outras, trinta vezes mais do que foi semeado.” (Mt 13.23)

Nos últimos anos acompanhamos o desligamento do sinal da transmissão analógica de televisão. Agora todas as transmissões são por imagens digitais de alta definição. Precisamos de televisores modernos ou de decodificadores digitais, caso contrário, não será possível assistirmos televisão.

Segundo um dos princípios teóricos da comunicação há o emissor, a mensagem, e o receptor. Se há algum problema em algum desses elementos, a comunicação não ocorrerá com eficiência. O grande problema hoje não está no sinal ou no seu conteúdo, mas no grande número de aparelhos incompatíveis.

Essa ilustração assemelha-se à explicação de Jesus sobre a parábola da semente encontrada no evangelho de Mateus, capítulo 13. Ele enfatiza que o problema não está no semeador, e muito menos na semente de altíssima qualidade, mas no solo. Ou seja, no “aparelho receptivo” do coração do ser humano. Muitas pessoas até ouvem a Palavra de Deus, mas não entendem, ou não dão a devida importância, ou ainda estão ensurdecidas pelas preocupações da vida e ganância material.

Jesus finaliza dizendo que a terra boa, onde a semente produzirá colheita, são as pessoas que ouvem e entendem a mensagem. São pessoas que creem verdadeiramente na mensagem da salvação, que dão testemunho e servem ao Senhor com alegria e dedicação, ou seja, “produzem uma grande colheita” (Mt 13.23). Com essa explicação, Jesus está incentivando a cada um de nós a continuarmos firmes semeando e transmitindo a Palavra de Deus. Mesmo que possamos ficar desanimados diante dos que rejeitam a Palavra, muitos outros irão produzir grandes frutos para o Reino de Deus.

Oremos: Querido Jesus, obrigado porque a tua Palavra é uma lâmpada para os meus pés e uma luz para os meus caminhos. Amém.