Publicado em: 22 de outubro de 2023
Complicações políticas

Para: domingo, 22 de outubro de 2023
Leia em sua Bíblia: Mateus 22.15-22 

Deem ao Imperador o que é do Imperador e deem a Deus o que é de Deus. (Mt 22.21) 

Todos nós sabemos que a política não é uma arte fácil de ser praticada. Nas campanhas políticas ouvimos muitas acusações que parecessem desabonar os candidatos. Não é fácil ser político. Parece um caminho cheio de armadilhas. 

Certa vez, Jesus esteve diante de uma armadilha política. Ele teve um encontro com fariseus que tentavam conseguir uma prova contra ele. O diálogo que se seguiu foi cheio de artimanhas. Os fariseus começaram elogiando a Jesus: “Mestre, sabemos que o senhor é honesto, ensina a verdade sobre a maneira de viver que Deus exige e não se importa com a opinião dos outros, nem julga pela aparência.” Só elogios. E aí vem a armadilha. Eles falaram: “O que o senhor acha: é ou não é contra a nossa Lei pagar impostos ao Imperador romano? 

A pergunta deles é cheia de segundas intenções. O povo judeu vivia sob o domínio do Império Romano. Se Jesus dissesse que não deviam pagar impostos, o Império Romano se voltaria contra Jesus. Se ele dissesse que eles deviam pagar impostos, os judeus se voltariam contra Jesus porque ele não estaria falando sobre a independência de seu povo. O que responder?  

Jesus pegou uma moeda e perguntou de quem era o nome e o rosto gravados na moeda. Eles disseram que era de César, o Imperador romano. E Jesus respondeu: “Deem ao Imperador o que é do Imperador e deem a Deus o que é de Deus” (Mt 22.21). A vida política é necessária e deve ser vivida. Mas ela não deve nunca substituir a vida de fé em Deus.  

Que belo conselho! Nunca pensemos que a política pode nos trazer salvação. Ela é necessária e precisa ser cuidada. Mas o que deve orientar nossa vida é a fé em Deus. Não há política perfeita. Não é na política que estão as soluções eternas para o ser humano. Todos precisam dar a Deus o que é de Deus. 

 Oremos: Senhor Deus, não é fácil viver a vida aqui neste mundo. Existem muitas armadilhas que precisamos evitar. Dá-nos sabedoria para podermos te servir em todos os momentos. Em nome de Jesus. Amém.