Publicado em: 11 de junho de 2018
Companheiros de viagem, seguidores de Jesus

Para: Domingo, 1 de julho de 2018

Leia em sua Bíblia: Salmo 66.16-20

“Como estava chegando o tempo de Jesus ir para o céu, ele resolveu ir para Jerusalém.” (Lc 9.51)

“Como estava chegando o tempo de Jesus ir para o céu, ele resolveu ir para Jerusalém”, escreveu o evangelista Lucas (Lc 9.51). Uma viagem sempre é uma incógnita. Muitas coisas podem acontecer.

Quando estava de passagem pela região da Samaria, Jesus foi hostilizado pelos samaritanos. Os discípulos de Jesus, Tiago e João, sugeriram que ele mandasse descer fogo do céu para consumir aqueles samaritanos. Jesus não queria isso e os repreendeu. Depois, dois homens pediram para segui-lo. Quando disse: “Venham comigo”, um deles disse que primeiro iria sepultar o seu pai, enquanto o outro queria ainda se despedir de sua família. Com suas desculpas, não reuniam as condições para serem seguidores de Jesus. E assim Jesus partiu solitário.

Talvez fizesse sentido para Jesus o dito popular: “antes só, do que mal acompanhado”. Companheiros de viagem ou de vida podem nos surpreender. Surpreenderam negativamente a Jesus. Não estavam aptos para serem seus discípulos. Jesus disse: “Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus” (Lc 9.62).

Talvez decepcionado, mas ciente da grandiosidade de sua missão, Jesus seguiu viagem rumo a Jerusalém. Será que agiríamos diferentemente daqueles homens? Seríamos uma companhia fiel aos propósitos de Deus? Somos bons discípulos do Senhor e Mestre? Para um seguidor de Cristo não há privilégios, há muitas dificuldades e a prioridade sempre é o Reino de Deus. Fica-nos a lição a ser aprendida nas palavras de Jesus registradas em Mateus 6.33: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas”. Eis uma viagem surpreendente que nos trouxe muita aprendizagem.

Oremos: Senhor, ensina-nos a seguir-te com fidelidade, zelo e amor, nos passos de Jesus, o Mestre. Que tu, ó Cristo, e o teu Reino, sejam sempre prioridades em nossas vidas. Amém.