Publicado em: 08 de julho de 2021
Compaixão 

Para: quinta-feira, 8 de julho de 2021
Texto: Salmo 41  

Ó Senhor Deus, tem compaixão de mim e me dá saúde novamente. (Sl 41.10) 

Uma pessoa no momento mais desprendido de sua vida, descobriu, num exame de rotina, que estava com câncer em estágio IV. A medicina não lhe prometia mais cura. Esse diagnóstico inesperado lhe tirou o chão debaixo dos pés a ponto de se olhar no espelho e, em meio às lágrimas, sentir uma grande pena de si. Então, veio uma forte reação de não sentir pena de si, mas de confiar que Deus lhe daria força e oportunidade para viver bem o tempo que lhe restava e, no final, lhe poupasse de maiores sofrimentos. A sua oração foi: “Ó Senhor Deus, tem compaixão de mim e me dá saúde novamente” (Sl 41.10). 

Compaixão é o que pede Davi no Salmo 41 que é, na verdade, uma oração de um doente. A pessoa que está doente precisa administrar as culpas que vêm de seu próprio coraçãotem de filtrar os julgamentos que as pessoas costumam fazer, não deve levar em conta as leviandades ditas pelos amigos mais próximos e precisa conviver com a solidão que a enfermidade impõe de forma impiedosa. Nesse turbilhão de sentimentos e incertezas ela conta com uma certeza: a compaixão de Deus. 

Na sua compaixão, Deus se tornou um de nós em seu Filho Jesus, que assumiu as nossas enfermidades e levou as nossas dores até a cruz. E, como não ficou na morte, Jesus prometeu estar conosco neste mundo onde passamos por aflições e garantiu que irá nos receber de braços abertos no final da jornada.  

Aquela pessoa que havia enfrentado o diagnóstico difícil de câncer, evidenciava essa fé no Salvador e isso foi fundamental na sua caminhada tanto na enfermidade quanto no suspiro final. O paraíso se abriu por meio daquele que disse: “Eu sou a ressurreição e a vida”. 

Oremos: Ó Senhor Deus, tem compaixão de mim! Permite-me viver com saúde e, se eu tiver de conviver com a enfermidade, acompanha-me e guia-me com a tua presença. Em nome de Jesus. Amém.