Publicado em: 03 de dezembro de 2021
Como um ramo novo no tronco velho 

Para: sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
Texto: Isaías 11.1-10 Obs: autor cita “Tempo de Advento” 

“Virá um descendente do rei Davi, filho de Jessé, que será como um ramo que brota de um toco.” (Is 11.1)

Isaías foi um profeta que viveu em torno do ano 750 antes de Cristo. E o centro de suas profecias era exatamente a vinda do Salvador ao mundo. Ele profetizou claramente a vinda do Messias como descendente do rei Davi. Isaías profetizou a morte de cruz do Messias para salvar todos os seres humanos, como podemos ler no capítulo 53: “Ele suportou dores e sofrimentos sem fim. No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando” (Is 53.3-4). 

No capítulo 11, Isaías descreveu o aparecimento do Salvador aqui na terra comparado a um ramo novo que brota de uma árvore velha. A vinda de Jesus ao mundo mostra a vida brotando em meio à morte e à destruição causada pelo pecado. Assim foi o Natal de Jesus na pequena vila de Belém, quando a glória de Deus iluminou a noite escura. Assim foi a ressurreição de Jesus, que consumou a sua vitória sobre a morte. E a vida brotando em meio à morte também se torna realidade para cada ser humano quando este conhece o Salvador Jesus e crê nele. É como está escrito: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho e já chegou o que é novo” (2Co 5.17). 

A pergunta que agora se coloca é esta: como essa profecia me afeta? Essa profecia faz alguma diferença em nós, em meio à escuridão em que vivemos? Vivemos ainda como uma árvore velha e seca, que nada produz ou, pela fé em Jesus, vivemos uma nova realidade de fé, de amor a Deus e de obras de amor em favor do nosso próximo? Que neste tempo de Advento, de preparação para o Natal, as mágoas, os ressentimentos, a inveja e as demais manifestações pecaminosas sequem, e que brotem a alegria, a paz, a bondade e o amor a Deus e ao próximo. 

Oremos: Deus querido e Pai gracioso, pela tua palavra transforma a minha vida e renova o meu pensar, o meu falar e o meu agir. Amém.