Publicado em: 03 de maio de 2023
Como ganhar uma discussão

Para: quarta-feira, 03 de maio de 2023
Leia em sua Bíblia: Atos 6.8-15

“Mas o Espírito de Deus dava tanta sabedoria a Estêvão, que ele ganhava todas as discussões.” (At 6.10)

Quando colocamos as nossas ideias numa conversa, é natural argumentar de todas as formas possíveis para convencer a quem nos ouve. Afinal, quem não quer ganhar a discussão?        Há um ditado popular que diz: “Futebol, política e religião não se discutem”. Mas a experiência tem mostrado que esses três são os assuntos mais discutidos entre as pessoas. Cada vez mais as novas mídias digitais têm mostrado essa tendência humana. Não são poucas as vezes em que pessoas próximas rompem relações em casa, no trabalho e até na igreja, por causa de uma discussão.

A Bíblia conta a história de um homem, cheio de fé e do Espírito Santo. O nome dele era Estêvão. Ele foi um dos sete auxiliares escolhidos para algumas tarefas especiais na primeira comunidade cristã. Sobre ele, está escrito o seguinte, em Atos 6, versículo 10: “Mas o Espírito de Deus dava tanta sabedoria a Estêvão, que ele ganhava todas as discussões”.

Talvez você esteja pensando: eu também gostaria de ganhar todas as discussões. Na verdade, as discussões que Estêvão ganhava não eram motivadas por questões pessoais, nem serviam para levantar o moral dele. Eram discussões a respeito da fé em Jesus pois havia, já no começo da igreja no Novo Testamento, muita oposição ao nome de Cristo.

As discussões foram vencidas não tanto pelos argumentos, mas pelo amor. Amor que se doa e se sacrifica em favor de quem não merece, como o amor de Jesus. Muitas vezes, a discussão é vencida não por quem diz a última palavra, mas por aquele que a recebe, e a perdoa.

Oremos: Jesus, perdão por eu tantas vezes querer ganhar uma discussão a qualquer custo. Obrigado por receberes e perdoares as minhas palavras e atitudes. Molda-me para que o meu viver seja guiado pelo teu amor. Amém.