Publicado em: 24 de fevereiro de 2021
Como começar um conflito 

Para: quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
Texto: Filipenses 2.12-16  

Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu, entregando a elas a mensagem da vida. (Fp 2.15-16)

Um programa de televisão cuja ênfase eram as entrevistas, fazia uma chamada apelativa: “Como começar um conflito”. O título realmente chama a atenção. Pode parecer estranho gastar tempo assistindo algo que tentamos evitar. A intenção da conversa entre o apresentador e um especialista em relações humanas era justamente essa. Mas, para chamar a atenção, eles resolveram ser apelativos. 

Cada um de nós sabe bem como começar um conflito. Não somos pessoas tão fáceis e os que convivem conosco também não são. Então, quando os “não fáceis” se encontram ou convivem, há uma série de riscos. Isso é assim no ambiente de trabalho, na família, no relacionamento com pais, filhos, cônjuges, na vizinhança, no condomínio e na própria igreja que é formada integralmente por pessoas pecadoras e imperfeitas. 

Para pessoas assim é que Paulo escreveu a Carta aos Filipenses. Naquela época os desafios eram parecidos. Também convivemos com pessoas que não querem saber o que Jesus Cristo fez por elas para lhes conceder a paz, o perdão e a vida eterna. O apóstolo Paulo pediu paciência, esforço e amor aos moradores de Filipos. Ele estava ciente da sua própria vida, do quanto ele havia perseguido os cristãos e, por isso, insistiu e orientou aquelas pessoas para as quais endereçou sua carta: “Vocês devem brilhar como as estrelas no céu, entregando a elas a mensagem da vida” (Fp 2.15-16). E uma das melhores mensagens é o nosso jeito de tratar as pessoas, com o amor que vem de Deus. 

Oremos: Senhor, nosso Deus, sabemos que não é por acaso que tu nos colocaste na rua, na vizinhança, na escola ou no trabalho que temos. Em tudo, tu tens um plano: salvar as pessoas, entregando-lhes a mensagem da vida, que é o seu próprio Filho, Jesus Cristo. Usa-nos para que se cumpra a tua vontade salvadora. Por Jesus. Amém.