Publicado em: 27 de agosto de 2018
Com outra moeda

Para: Segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Leia em sua Bíblia: Provérbios 24.26-34

“Nunca diga: “Vou lhe pagar com a mesma moeda. Vou acertar as contas com ele!’’’ (Pv 24.29)

Parece coisa de filme ou novela, mas está mais perto do que a gente imagina. Uma pessoa devolve a traição que sofreu. Outra sonega imposto por julgar que o governo não emprega corretamente o dinheiro que arrecada. E outra vibra ao saber que o “fulano” que um dia lhe fez mal acabou sofrendo um revés. De um jeito mais escancarado ou mais sutil, a palavra é uma só: tudo isso atende pelo nome de “vingança”.

Deus espera uma conduta diferente: “Nunca diga: ‘’Vou lhe pagar com a mesma moeda. Vou acertar as contas com ele!’’ (Pv 24.29). O recado de Deus, escrito há mais de dois mil anos, soa bem atual e apropriado por dois motivos: primeiro, porque a vingança mora em nosso coração – todos nós, em algum momento, já sentimos esse desejo; segundo, porque temos uma facilidade imensa em querer ser juízes de tudo e de todos.

Devolver o mal fazendo o bem, como Deus quer, parece soar meio cafona, mas é o melhor jeito de mudarmos pessoas e situações. Já pensou na vergonha de alguém que recebe o bem depois de praticar o mal?

Nesse sentido, o nosso grande exemplo é Jesus. Tratado da pior forma possível, mesmo sendo inocente, Jesus não revidou. Mais do que isso. Do alto da cruz ainda orou por aqueles que lhe faziam tamanha maldade: “Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo” (Lc 23.34). Ao orar assim, Jesus mostra que é mais do que um exemplo. Ele é o nosso Salvador, que pede a Deus em nosso favor quando a vingança se levanta dentro de nós.

Quando nos sentimos tentados a “pagar na mesma moeda”, olhemos para a cruz: nela Deus não se vingou de nós. Pelo contrário, tratou nosso mal com o seu maior bem: seu Filho Jesus. E, com Jesus, a moeda é diferente: é a moeda do perdão.

Oremos: Perdão, Senhor, pelas tantas vezes que retribuí o mal com o mal. Quero ser teu e fazer o que tu desejas. Ajuda-me, em nome de Jesus, meu Salvador, para que eu possa tratar a todos com a moeda do perdão. Amém.